Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Programa de Saúde Mental reduz 75% das internações em um ano em município de SP

no Região Hoje (dica do Marcelo Kimati)

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Saúde Mental, reduziu em 75% o número de internações em Hospitais Psiquiátricos no último ano. Desde o segundo semestre de 2013, o Programa de Saúde Mental vem empreendendo diversos esforços para realizar um reforma psiquiátrica no município, por meio da Rede de Atenção Psicossocial. 

Num comparativo do primeiro semestre de 2013, início da Reforma Psiquiátrica em Santa Bárbara d’Oeste, para o final do segundo semestre de 2014, foram realizados vários investimentos, como a contratação de 20 profissionais (aumento de 310% no efetivo), implantação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, do Núcleo AD (Álcool e Drogas), Núcleo Infantil, além da descentralização das ações de Saúde Mental para a Atenção Básica. 

“Todas as medidas propostas pela equipe de técnicos da Secretaria de Saúde e do Departamento de Saúde Mental foram prontamente acolhidas e incentivadas pelo prefeito Denis Andia e tivemos, como resultado, a expressiva redução de 75% das internações psiquiátricas. Além disso, com a introdução do CAPS II, do futuro CAPS infantil, CAPS álcool e drogas e da descentralização do atendimento psicológico e psiquiátrico nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), podemos oferecer atualmente um atendimento extremamente humanizado, resolutivo e que inclui estes pacientes e seus familiares de volta na sociedade para que tenham uma vida produtiva e com qualidade, que é nosso objetivo maior na Secretaria”, disse o secretário de Saúde, Dreison Iatarola.

O coordenador da Saúde Mental, Alexandre Ceconello Marinho, destacou o impacto destas ações na melhoria do serviço. “Nunca houve tanta atenção e tantos investimentos em Saúde Mental como em 2014, certamente é um marco histórico para nossa cidade. Temos apostado nas propostas que enxerguem o usuário enquanto um sujeito social, que deve ser cuidado em liberdade e na relação com a sociedade. Em 2015 pretendemos ampliar os processos de educação permanente em saúde mental para profissionais e para a sociedade em geral, implantar o CAPS AD e o CAPS Infanto-juvenil, com novos espaços para a ampliação dos serviços em saúde mental”, concluiu Marinho.

Outros programas e projetos que foram realizados no período também ajudaram a alavancar os avanços do setor, como as oficinas terapêuticas e de geração de renda, promovidas pelo CAPS, ações junto ao PSE (Programa Saúde na Escola), a Psicoterapia Breve e o Plantão Psicológico na Atenção Básica, reuniões de equipe intra e intersetoriais, realização de eventos para a sociedade, como o da Luta Antimanicomial, realização de capacitações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial para profissionais de toda a rede de saúde, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário