Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Prefeito de Porto Alegre demite Secretário da Saúde ao vivo, durante entrevista

no Sul21


O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), anunciou nesta terça-feira (17), ao vivo, durante uma entrevista, que Carlos Henrique Casartelli não é mais o secretário municipal de Saúde. Em entrevista à rádio Guaíba Fortunati afirmou que aceitou o pedido de demissão feito oficialmente pelo secretário em novembro do ano passado. “As manifestações públicas de Casartelli me incomodaram e ele está demitido”, disse ao vivo na emissora. Casartelli fez críticas, pelo Twitter, à gestão financeira da saúde pública de Porto Alegre

Fortunati reconheceu as dificuldades enfrentadas na saúde pública frente aos contratos com os governos estadual e federal. Conforme ele, pela contratualização do SUS, o sistema deveria atender 60% de usuários de Porto Alegre e 40% do interior do Estado. Hoje, ocorre o inverso, prejudicando e comprometendo o atendimento da população de Porto Alegre.

Apesar disso, o prefeito salientou que o município vem, nos últimos anos, sempre aumentando os investimentos na área da saúde. “Segundo a Constituição, a prefeitura deveria investir 15% em saúde e, em 2014, por exemplo, foram investidos 21,9%, sendo o maior investimento já feito em saúde na história de Porto Alegre. O grande problema é que nós não estamos tendo a contrapartida por parte do governo federal e por parte do governo estadual. Ou seja, aumenta-se o atendimento da população do interior sem que naturalmente se aumente a contrapartida financeira, o que tem nos criado dificuldades financeiras, mas nós continuamos investindo”, afirmou.

Para discutir as dificuldades específicas da área da saúde, o prefeito informou que foi criado em 2013 um grupo de trabalho que se reúne todas as sextas-feiras, formado pela Secretaria de Saúde, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Planejamento Estratégico e Orçamento. “Todas as sextas-feiras, buscamos equalizar essa área que é extremamente relevante, importante e estratégica para a cidade. Então quero deixar isso muito claro, para que não pareça que o centro do governo, prefeito e vice-prefeito, não estejam analisando e acompanhando o que ocorre na área da saúde. Ao contrário, nós acompanhamos a cada momento.”

O prefeito anunciou ainda que o substituto será definido nos próximos dias. Fortunati disse que irá buscar um nome que seja intransigente na defesa do SUS, do Programa Mais Médicos e que esteja alinhado com o governo, a exemplo de Casartelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário