Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

Contribua com o Paiol de Telha. Participe do QUILOMBO CULTURAL: TERRITÓRIO EM LUTA


Fotografia: Ricardo Chicarelli © 2009

Data: 25 de abril de 2015
Horário: A partir das 14h
Rua Presidente Faria, 211 (ao lado da Praça de Bolso do Ciclista)

ATRAÇÕES CONFIRMADAS: 

Performance “Navio Negreiro” 
Trio Curucaca 
Manchet Bomb
Regional Sabiá
Maracatu Aroeira 

ENTRADA: 1kg de alimento não perecível ou R$ 5

Por ser um evento cultural, não será permitido o uso de bebidas alcoólicas no local. 

SOBRE O EVENTO

A luta pela titulação do território da Comunidade Quilombola Paiol de Telha, localizado no Município de Reserva do Iguaçu (PR), continua. 

Para dar visibilidade e promover um dia de atrações artísticas e culturais com finalidade de arrecadação solidária para a ocupação, que além dos problemas com o reconhecimento de terras, sofre com diversas outras dificuldades, estará sendo realizado o “QUILOMBO CULTURAL: TERRITÓRIO EM LUTA”. 

O Sarau, que vai ser realizado no próximo dia 25, é resultado do esforço de integrantes da comunidade, de estudantes universitários, da organização Terra de Direitos, e da Ocupação Cultural Espaço da Liberdade (OCEL).

Música e arte ajudarão a dar visibilidade para a luta dos povos quilombolas do Brasil, e contribuirão para que os mesmos tenham condições de permanecer na batalha. Ao mesmo tempo, o evento será realizado em um espaço de resistência, símbolo dos conflitos urbanos por moraria. Abandonado há décadas no Centro de Curitiba, o prédio onde hoje está a OCEL abriga um importante movimento cultural. 

No local haverá feira de produtos e artesanatos do Paiol de Telha, exposição do espaço e do trabalho do pessoal da OCEL, performance teatral e shows com bandas apoiadoras,

SOBRE O PAIOL DE TELHA

A Comunidade Quilombola Paiol de Telha, também conhecida como “Fundão”, teve a sua origem no século XVIII, quando migrantes paulistas vieram tomar posse de suas terras na região de Guarapuava. 

Em 1860, Balbina Francisca de Siqueira Cortes, proprietária da fazenda Capão Grande, deixa em testamento a seus onze escravos libertos a área de terra onde hoje é o Quilombo Paiol de Telha.

A partir daí esse território foi sendo alvo de inúmeras contestações e apropriações indevidas por familiares de Balbina. Em 1970, 300 famílias foram expulsas do território por imigrantes alemães que fundaram no local a Cooperativa Agrária Agroindustrial Entre Rios, uma grande produtora de commodities na região. 

Desde então a comunidade luta para garantir a regularização fundiária do espaço territorial.

Atualmente, o Paiol de Telha está dividido em quatro núcleos – Pinhão, Guarapuava, Assentamento e Barranco (localizado às margens da área original).

Os moradores do Barranco vivem em um local de pouco espaço. Impossibilitados de plantar, os moradores cultivam pequenas hortas, próximas ao acampamento, e possuem pequenas criações de animais de pequeno porte. Há um enorme desejo da comunidade de realizaram um cultivo orgânico e variado para poderem viver da própria terra, assim como seus antepassados. Isso é impossibilitado pela necessidade do plantio monocultor do milho, para a venda e sobrevivência, e também pela pulverização aérea de agrotóxicos que invade até suas casas, feita pelas colônias alemãs que os cercam.

- Saiba mais sobre o Paiol de Telha: http://goo.gl/sgYk4n


SOBRE A OCEL

A Ocupação Cultural Espaço da Liberdade é uma ocupação popular de finalidade artística instalada em um antigo prédio abandonado da Rua São Francisco, ao lado da Praça do Ciclista, em Curitiba. 

Desde a ocupação, o espaço que estava completamente abandonado e era utilizado para uso de drogas, foi reformado e organizado para as atividades da OCEL. 

Oficina de agroecologia, bazar de venda e troca de produtos artesanais, oficina de serigrafia, cine clube e apresentações de teatro, são algumas das atividades realizadas até agora. 

- Para conhecer mais sobre o trabalho da Ocupação Cultural Espaço da Liberdade, acesse a página OCEL e confira o clipe "Projeto 3z", de Johny Soares, produzido na OCEL e lançado com o intuito de expandir a visibilidade da cultura Hip Hop: http://goo.gl/DUaMSL

Nenhum comentário:

Postar um comentário