Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O CRIME DE RICO, A LEI O COBRE


por Chico Alencar



Em Brasília, os mais ricos já ocupam mais terrenos ilegalmente do que os pobres. São 1574 hectares na orla do Lago Paranoá. Essa crônica, aliás, é regra no Brasil. Como bem apontou o estudo do Antropólogo James Holston.

A história da aquisição de terras por aqui sempre foi uma de ilegalidade. Uma ilegalidade extremamente conveniente ao rico e punitiva para o negro, o pobre, o "desviado".

Em um bairro pobre, aqui em Brasília, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) ordenou a derrubada de centenas de construções nas comunidades - com o uso intenso de força por parte dos policiais. Muitas famílias foram pegas de surpresa, resistiram, mas os mais de 600 policiais envolvidos os expulsaram de suas casas.

Na margem do Lago, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fizeram um acordo, para uma desocupação "lenta, gradual e segura". Nem isso colou. O desembargador Gilberto Pereira de Oliveira, da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), suspendeu liminarmente o acordo.

"O crime de rico, a lei o cobre
O Estado esmaga o oprimido
Não há direitos para o pobre
Ao rico tudo é permitido"
L'Internationale

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário