Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Paraná debate o SUS na 11ª Conferência Estadual de Saúde

Evento terá participação de 1,2 mil delegados e a novidade este ano é a oferta de material de apoio completo transcrito para braile

“Saúde Pública de Qualidade para os Paranaenses” é o tema da 11ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, de 18 a 20 de agosto, com o Sistema Único de Saúde (SUS) no centro dos debates. O evento em Curitiba tem previsão de reunir 1,3 mil pessoas que discutirão os eixos temáticos estabelecidos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para 1º a 4 de dezembro em Brasília (DF).

A novidade na 11ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná é que todo o material de apoio - como caderno de informações, programação, regulamento e regimento da conferência - será também ofertado em braile, facilitando a leitura e compreensão dos temas discutidos durante o evento. O objetivo é garantir a participação efetiva de pessoas com deficiência visual.

A transcrição dos materiais para o sistema braile foi feita pelo conselho estadual em parceria com profissionais da Secretaria Estadual da Educação. A organização do evento também vai oferecer tradução simultânea das atividades para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para facilitar a participação dos debatedores com deficiência auditiva.

Participação social - A 15ª CNS é o maior evento do país na área da Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Ministério da Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. Conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores da saúde pública, prestadores de serviço e usuários do sistema participam dos debates.

Segundo informações do Conselho Estadual de Saúde, no Paraná 1.216 delegados participam da conferência a partir desta terça-feira, com direito a voz e voto. Eles foram escolhidos nas conferências municipais de saúde que aconteceram nos municípios do estado no primeiro semestre.

Oficinas temáticas, mesas redondas, palestras, debates e apresentações culturais integram a programação. As discussões irão priorizar os temas: Consolidação das Redes de Atenção à Saúde no Paraná; Fortalecimento do Controle Social na Saúde; Participação do Cidadão na Promoção da sua Saúde; Financiamento, Democratização e Qualidade da Gestão Pública em Saúde.

Sobre o SUS – As bases para a criação do Sistema Único de Saúde brasileiro foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988. Importantes estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.

O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos do mundo. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas por meio do SUS no país. Em seus 27 anos de existência, o SUS conquistou uma série de avanços para a saúde do brasileiro.

Reconhecido internacionalmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável por 98% do mercado de vacinas do país, é um dos destaques. O Brasil garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), disponibilizando 44 imunobiológicos, sendo 27 vacinas, na rede pública de todo o país.

Também é no SUS que ocorre o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. O programa cresceu 63,85% na última década, saltando de 14.175 procedimentos em 2004 para 23.226 em 2014. Por meio do SUS também é oferecida assistência integral e gratuita para a população de portadores do HIV e doentes de aids, renais crônicos, pacientes com câncer, tuberculose e hanseníase.

Com informações da SESA.

Serviço

Conferência Estadual de Saúde do Paraná
Tema: Saúde Pública de Qualidade para os Paranaenses
Data: 18 a 20 de Agosto de 2015
Horário: 8:30h às 20h
Local: Expo Unimed Curitiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza 5.300, Campo Comprido - Curitiba (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário