Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Vida sedentária alcançou proporções epidêmicas

You have waked me too soon…

Sedentary living has reached epidemic proportions

Você me acordou cedo demais ...

no The Economist (dica da @wildwordweb)


O Departamento de Saúde da Grã-Bretanha a chama de "o assassino silencioso". Outros têm rotulado de "o novo fumar". A falta de atividade física se arrastou até para o quarto lugar na lista de causas mundiais de morte, depois de pressão arterial, tabagismo e taxa elevada de açúcar no sangue e não é apenas, porque ajuda a aumentar as medidas das cinturas.

Mesmo o exercício de pequena intensidade tem um efeito enorme na saúde, quer as pessoas percam ou não peso extra. Pesquisa apresentada em 30 de agosto em uma conferência de cardiologia em Londres sugere que caminhar rapidamente por 25 minutos por dia pode aumentar a sobrevida de três a sete anos. Um estudo maior realizado por uma equipe da Universidade de Cambridge rastreou 300.000 europeus com mais de 12 anos, e descobriu que 20 minutos de caminhada rápida diária, ou o equivalente, corta a taxa de mortalidade anual para pessoas de peso normal em um quarto, e para os obesos em 16%. Conseguir que todos os sedentários começassem a fazer isso iria salvar o dobro de vidas do que se conseguiria simplesmente acabando com a obesidade, diz Ulf Ekelund, investigador que comandou o estudo.

Andar 20 minutos por dia está dentro das recomendações mínimas de exercício da Organização Mundial de Saúde (OMS). Adultos, deveriam praticar pelo menos 150 minutos por semana de exercício moderado, como caminhar ou andar de bicicleta (até chegar ao ponto em que "você ainda pode falar, mas você não pode cantar a letra de uma canção", como Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha esclarece prestativamente), ou 75 minutos de exercício mais vigoroso, como correr ou nadar. Os adolescentes precisam de pelo menos uma hora por dia.

A maior parte do mundo está aquém destas medidas. A comparação que se ajusta para diferentes perfis de idade coloca Colômbia e partes ricas do Oriente Médio no topo dos rankings mundiais sofá-batata (ver gráfico). Os holandeses, ciclistas mais assíduos da Europa, se saem muito melhor.

Ruas perigosas e normas culturais restritivas são causam que explicam - em quase todos os lugares - porque as mulheres são o sexo sedentário. Muitas evitam caminhar, especialmente após o anoitecer, e atividades como ciclismo e futebol de rua são tidas frequentemente como exclusivas dos homens. Apenas um quinto dos jovens dos 11 aos 17 anos de idade em todo o mundo praticam o mínimo de exercício recomendado para a idade, e mesmo que esta faixa está aumentando, inclusive na Alemanha, França e Países Baixos, a maioria dos jovens se move muito pouco. 

A voz do preguiçoso, ao que parece, está cada vez falando mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário