Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2016

SVS atualiza o livro Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança

A Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS do Ministério da Saúde, acaba de lançar a publicação Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança

Em sua 5ª versão, a publicação visa cumprir mais uma etapa para estruturação do Sistema Único de Saúde - SUS, servindo de suporte técnico para os profissionais de saúde no atendimento adequado aos pacientes com dengue e, com isso, impactar positivamente na letalidade da doença no País. 

Esta versão do guia foi revisada e atualizada com base no protocolo para o manejo clínico dos pacientes com dengue durante o ano de 2015. Ela enfatiza a nova classificação de dengue, além de incluir o diagnóstico diferencial com as novas arboviroses, chikungunya e vírus zika, introduzidas no País nos últimos anos. O processo de revisão contou com a participação de um grupo de especialistas de instituições nacionais e internacionais que incorporaram suas experiências no aprimoramento dessa publicação. 

Os pressupostos para o adequado atendimento do paciente com dengue presentes nas edições anteriores permanecem nesta edição. Com o reforço de que os óbitos por dengue são absolutamente evitáveis com a adoção de medidas de baixa densidade tecnológica e que sua ocorrência é um indicador de fragilidade da rede de assistência e que, portanto, devem ser imediatamente corrigidas. 

A situação epidemiológica da dengue no País permanece como sendo prioritária no Ministério da Saúde, além dos novos desafios impostos pela circulação dos vírus da febre de chikungunya e vírus zika, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, e fazem com que o tema se torne ainda mais importante para a assistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário