Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

16 anos do SNA é comemorado na Câmara dos Deputados

Brasília – Com o objetivo de destacar a importância da atividade de auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde e comemorar o 16º aniversário do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA), focando o seu fortalecimento, a União Nacional dos Auditores do SUS (UNASUS) em parceria com a primeira vice-presidência da Câmara dos Deputados, celebrou na terça-feira (25), em Brasília, o Encontro Nacional dos Auditores do SUS.

O Encontro que aconteceu no auditório Freitas Nobre (Anexo IV), contou com a presença do ministro do TCU, Ubiratan Aguiar e também de onze parlamentares. Entre eles, os senadores Romero Jucá (líder do Governo no Senado /PMDB- RR), Tião Viana (PT-AC) e Augusto Botelho (PT-RR), o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marco Maia (PT-RS), o deputado federal Pepe Vargas (PT- RS), Paulo Rubem Santiago (PDT – PE), o deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO), entre outros.

Para o primeiro vice-presidente, Marco Maia, é necessário ter uma nova visão quanto à atividade de auditoria, principalmente a auditoria do SUS. “Quando se ouve falar em auditor, imaginamos em punição e/ou olheiro. Precisamos entender auditoria, pois auditoria é auxiliar. É alguém que vai conferir para saber se os procedimentos estão adequados, e vai sugerir as alterações administrativas dos procedimentos incorretos”, disse.

Marco Maia também destacou a atividade de auditoria para o Sistema Único de Saúde. “Temos a convicção da importância da auditoria do SUS para o seu fortalecimento, o seu crescimento e a constituição efetiva para o SUS. Sem dúvida, uma das principais ferramentas de inclusão social. Nenhum país do mundo possui um Sistema tão democrático como é o nosso, onde todo cidadão pode ser atendido em qualquer posto de saúde do país”.

O diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Luís Carlos Bolzan, destacou que os servidores do DENASUS já enfrentaram muitas situações adversas e resistem a tudo. “Costumo dizer para alguns colegas do DENASUS, que os técnicos de auditoria do SUS são sobreviventes dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde, porque enfrentaram a situação ideológica de um projeto neoliberal que o Brasil, América do Sul e o mundo inteiro enfrentaram nos últimos 20 anos e continuam existindo, fazendo um papel de controle, por meio da auditoria, numa política pública, como diz o promotor Jairo Bisol, “que rema na contramão” de tudo o que foi proposto nesses 20 anos no mundo inteiro. Na verdade, como base nisso tudo, o DENASUS é sobrevivente. Está na hora do DENASUS deixar de ser sobrevivente e construir sua própria história dentro do SUS”, reivindicou Bolzan.

“Os nossos auditores têm contribuído para mediar à relação entre a gestão e o prestador privado para chegar a um termo e qualificar a gestão, se preocupando com acesso do usuário ao serviço de saúde. Nossos técnicos dominam alguns elementos do SUS, que muita gente desconhece”, garantiu Bolzan.

TCU
O ministro Ubiratan Aguiar, do Tribunal de Contas da União – TCU, manifestou a admiração que tem pelo trabalho desenvolvido pelo Sistema Nacional de Auditoria do SUS. “Vim aqui para demonstrar meu apreço, respeito e admiração por essa área, que é de fundamental importância para o país, bem como o trabalho que vocês, auditores desempenham. Não é de agora que mantemos esse contato. E quando vejo parlamentares, dos mais festejados, ressaltando a importância dessa atividade, só posso dizer que vocês estão em boas mãos”, disse.

O senador Augusto Botelho, no passado, foi auditor do Sistema Único de Saúde e destacou a importância de dar continuidade à atividade dos auditores. “Sinto orgulho do SUS. O SUS não foi feito por uma geração só, assim como os auditores do SUS. Participei um pouco da construção da auditoria do SUS, mas foi bem no início. A saúde não é uma ação de um governo, é uma ação da Nação, do estado, é o Sistema Único de Saúde – nós temos que dar continuidade a esse trabalho. Por isso, admiro o trabalho de auditoria do SUS porque conheço essa atividade e parabenizo a todos vocês”.

O senador Romero Jucá ressalta que muitos municípios pequenos erram por falta de conhecimento e o auditor do SUS vai lá para orientá-los. “Reconhecemos a importância da atividade de auditoria do SUS e que é fundamental para a população brasileira. Temos que ter vocês no Brasil inteiro orientando e fiscalizando os municípios grandes e pequenos. Contudo os municípios pequenos, muitas vezes, não demandam todos os recursos, não detém o conhecimento para gerir corretamente o recurso destinado ao SUS e por isso, é fundamental essa atividade”, afirmou.

UNASUS
A União Nacional dos Auditores do Sistema Único de Saúde – UNASUS, organizadora também deste evento é uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, composta pelos servidores que atuam no Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde. A UNASUS foi fundada em 08 de abril de 1997, e tem como base territorial, sua sede em Brasília.

Por Tania Mello - DENASUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário