Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Canal Saúde realiza debate ao vivo sobre o Programa Saúde da Família



Marcelo Neves da Agência de Notícias da Fiocruz

Nesta sexta-feira (18/12), às 13h, o programa Sala de Convidados do Canal Saúde/Fiocruz vai debater ao vivo as perspectivas e os desafios para a consolidação do Programa Saúde da Família (PSF). Um dos maiores entraves é a formação de profissionais para compor as equipes. No país, das 29.800 equipes do PSF, apenas 1.100 contam com médicos generalistas com especialização ou residência em medicina de família e comunidade.

Sala de Convidados sobre o PSF, nesta sexta-feira (18/12), às 13h " border="0">
Imagens que serão exibidas no programa Sala de Convidados sobre o PSF, nesta sexta-feira (18/12), às 13h

A equipe do Canal Saúde acompanhou o 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado no início do mês de dezembro. O programa vai mostrar como foram os debates do evento, que destacou a principal característica da especialidade: a de promover e trabalhar as relações entre pessoas, famílias, comunidades, profissionais e níveis do sistema de saúde.

Para boa parte dos participantes do congresso, a precarização do trabalho, com a falta de uma carreira segura e vínculos estáveis, seria uma das maiores razões para a falta de interesse pela medicina de família. E esse problema acaba afetando principalmente a população de municípios de pequeno porte, que são maioria no país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2007, foram investidos R$ 4.064 milhões na Estratégia Saúde da Família (ESF).




A medicina de família e comunidade é considerada uma especialidade médica fundamental para a consolidação da reforma do sistema público de saúde através da inserção de especialistas dessa área nas equipes do PSF, que constituem porta de entrada do sistema. O programa vai mostrar também como o Estado da Bahia tenta vencer os desafios impostos à ESF apostando na fundação pública como forma alternativa de gestão.

No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela web, no chat, assistindo pela NBR ou ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mail canal@fiocruz.br. Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse www.canalsaude.fiocruz.br, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário