Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Iª Oficina de Consultórios de Rua reúne coordenadores de 14 projetos selecionados pelo Ministério da Saúde


A área técnica de Saúde Mental do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (SAS) realizou, no último dia 10, a I Oficina Nacional dos Projetos de Consultórios de Rua. Na ocasião foram discutidos os protocolos de funcionamento, supervisão e avaliação do programa. Profissionais de saúde de diversos estados estiveram reunidos para trocar experiências e definir as normas gerais de funcionamento dos consultórios.

Os consultórios de rua funcionam em espaços urbanos. Uma van com uma equipe de profissionais de saúde vai até o local de consumo de drogas e se aproxima dos usuários. A equipe oferece os primeiros cuidados em atenção básica e, se possível, direciona os pacientes para unidades de referência em saúde mental.

Para impulsionar as ações, o Ministério da Saúde investiu R$ 700 mil em um edital que vai contemplar 14 projetos em diversos municípios (cada um receberá R$ 50 mil inicialmente). Essas iniciativas servirão como experiência para o desenvolvimento de ações futuras em outros municípios.

Selecionados

Uma dos projetos contemplados no edital foi o de Uberlândia (MG). Nessa cidade, o objetivo é realizar oficinas de capoeira, dança de rua, grafite e confecção de instrumentos musicais junto ao trabalho dos Consultórios de Rua. Em Fortaleza, o consultório usará o recurso da "contação de histórias" e narrativas, além da realização de oficinas itinerantes de fotografia, para se aproximar dos usuários. Já em Manaus, o trabalho será realizado em dois bairros principais: Santa Etelvina, onde funciona um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Monte das Oliveiras. A equipe contará com um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um assistente social e um estagiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário