Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Livro sobre Reforma Sanitária ganha versão digital


“Uma análise singular da Reforma Sanitária brasileira”. Essa é uma das observações feitas por José Patrício Bispo Júnior a respeito do livro “Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica", de Jairnilson Paim (Edufba/Editora Fiocruz, 2008). O livro, fruto da tese de doutorado do professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, encontra-se esgotado. Mas o núcleo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde de Londrina (CEBES/Londrina), apoiado na tecnologia, acaba de disponibilizar a obra para todos os interessados.
 
Segundo Bispo Júnior, do Instituto Multidisciplinar de Saúde (UFBA), o livro segue uma orientação não apenas cronológica dos fatos, mas uma visão crítica sobre a trajetória da reforma sanitária que faz com que o leitor compreenda os caminhos percorridos pelo movimento da reforma. “Do ponto de vista metodológico, o autor toma a Reforma Sanitária como fenômeno histórico-social e estrutura sua análise a partir dos eixos: ideia, proposta, projeto, movimento e processo. As fontes de dados e informações foram documentos e publicações (estudos, livros, teses e dissertações, relatórios das Conferências Nacionais de Saúde, editoriais do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e Associação Brasileira de Pós-Graduação Em Saúde Coletiva (ABRASCO), dentre outros) que tratavam a Reforma Sanitária brasileira”, escreve o crítico em sua resenha publicada no Caderno de Saúde Pública, em agosto de 2009 (leia na íntegra).

Para Bispo Júnior, a obra não é fechada. Por isso ela é atinge todos os públicos, pois compreende a reforma sanitária não como algo vinculado exclusivamente à saúde, mas um “constituinte de um projeto de reforma social”, diz Bispo Júnior no texto. 

Conheça outros livros em Biblioteca Davi Capistrano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário