Manchete 1 da edição do jornal carioca Extra desta sexta-feira: "Bonito, hein, Lula... - Essa é a manchete para os que acham que o dever da imprensa é fiscalizar o governo..."
Manchete 2: "Lula é bonito - Essa é a manchete para os que acham que o papel da imprensa é bajular os donos do poder..."
COMENTÁRIO: A matéria acima saiu no Noblat. O blog está publicando porque o humilde blogueiro aprecia aqueles que demonstram algum senso de humor no cotidiano da selva em que vivemos.
Cabe no entanto demonstrar aqui a solidariedade do blog às bravas famílias (não mais do que 10, segundo Lula) que tem perseverado na manutenção do "santo graal" que atende pelo codinome de "liberdade de imprensa".
Se, em algum momento, elas colaboraram com a ditadura, dedurando comunistas, emprestando os automóveis da reportagem e puxando o saco da turma que trajava a gandola, foi no mais puro dever cívico de evitar o pior...
Se em algum momento eles enalteceram o neoliberalismo, o desmanche do Estado, a entrega do patrimônio público aos piratas e corsários do mercado financeiro, foi no sentido de vislumbrar que haveria - algum dia - uma luz (sem sarcasmo nem referência ao Apagão) no fim do túnel.
Se hoje em dia eles se vêem compulsados a assumir total parcialidade e partido dentro do processo eleitoral, foi apenas e tão somente na mais nobre e elogiável manifestação de gratidão.
Afinal, a imprensa é livre... ma non troppo. Conseguir empurrar alguns milhares de assinaturas de revistas e jornais fajutos para as escolas de um determinado estado da federação... não tem preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário