Mais de doze milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e mais de sete milhões morrem todo ano em decorrência da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2011 o Brasil espera quase 500 mil novos casos da doença, situação semelhante à de boa parte do mundo. Ciente do problema, a União Internacional para o Controle do Câncer resolveu envolver a sociedade no combate à doença e criou a Declaração Mundial contra o Câncer.
De acordo com o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, o documento é um instrumento para chamar a atenção de líderes governamentais, profissionais de saúde e formadores de opinião para reduzir o número de novos casos e mortes. Para ele, a declaração tem como grande motivador informar e mobilizar a sociedade para o problema do câncer.
Luiz Antonio Santini explica que a Declaração Mundial contra o Câncer pretende também colocar a doença como tema da Assembléia Geral da ONU, em setembro de 2011. o diretor-geral afirma que para isso é preciso recolher o maior número possível de assinaturas. Para assinar a Declaração Mundial contra o Câncer, basta entrar no site do Inca pelo endereço eletrônico: www.inca.gov.br e aderir ao movimento mundial contra a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário