Foi iniciada no último dia 21/02, segunda-feira, uma consulta pública sobre as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com o Ministério da Saúde. Aperfeiçoar as diretrizes técnicas para a investigação da doença é o objetivo principal da iniciativa. O resultado esperado é que sejam apresentadas orientações aos profissionais de saúde sobre a necessidade de se estabelecer mecanismos de acompanhamento das terapias indicadas ao tratamento, além da avaliação dos resultados dos procedimentos realizados para esse tipo de câncer.
A consulta pública estará aberta durante os próximos 30 dias, a partir da data de publicação (21/02), e estará disponível na página do Inca na internet. Poderão participar a comunidade técnico-científica, associações médicas, profissionais da saúde, associações de pacientes, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e toda a sociedade. Atrás do câncer de mama, o câncer do colo de útero é considerado o segundo tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres pela doença no país, de acordo com dados apresentados pelo Inca.
Vale ressaltar que a população brasileira deve diminuir a partir de 2030. Para isso, o cuidado com a saúde é fundamental.
ResponderExcluirleia mais em http://migre.me/3UZdP