Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Artur Chioro é o novo presidente do Cosems SP

O secretário de Saúde de São Bernardo do Campo é o novo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). A luta por mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS) será uma das principais metas de seu mandato de dois anos à frente do Cosems.

Ele foi eleito e empossado durante o XXV Congresso de Secretários Municipais de Saúde realizado na semana passada em Santos. É a segunda vez que ele exerce a presidência da entidade, cargo que ocupou de 1995 a 1997.

Em seu retorno à presidência do Cosems/SP, o titular da Pasta de Saúde de São Bernardo pretende brigar pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que estabeleceu a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um processo de financiamento mais estável do SUS. A nova diretoria do órgão vai também reivindicar uma maior participação do governo estadual no cofinanciamento das políticas municipais de saúde e pelo aumento dos repasses do Ministério da Saúde aos estados e municípios.

A grande preocupação, segundo ele, é com a sustentabilidade do SUS. "Os municípios estão sobrecarregados no financiamento dos serviços de saúde e é necessário que haja maior volume de recursos nas esferas estadual e federal para que o SUS possa garantir a qualidade da assistência à população", afirma.

O Cosems é uma entidade que procura fortalecer a política de saúde das secretarias municipais e participar das decisões na área da saúde tomadas nas esferas municipal, estadual e federal. O órgão também promove estudos e encaminha propostas para o desenvolvimento da saúde, além de incentivar a troca de experiências entre seus associados. Os membros do Cosems participam de todas as instâncias deliberativas e de negociação na área da saúde, como o Conselho Estadual de Saúde, Comissão Intergestores Bipartite e representação no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O secretário de Saúde de São Bernardo possui graduação em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos e residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Campinas e obteve o título de doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Já foi secretário de Saúde de São Vicente, dirigiu o Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e atuou como consultor da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e das secretarias estaduais de Saúde do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Goiás e Mato Grosso. Atualmente, é professor universitário e, desde 2009, é o responsável pela pasta da Saúde no governo em São Bernardo do Campo.

--
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Bernardo do Campos/ Cosems SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário