O dia 18 de maio é considerado um marco para a Saúde Mental por referir-se ao Dia da Luta Anti-manicomial, que tem como lema à “luta por uma sociedade sem manicômios”. Por isso, as Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO junto com o Curso de Psicologia e seus acadêmicos irão realizar o 1º Congresso Internacional de Saúde Mental, abordando o tema “Saúde Mental: reflexões para uma prática fundamentada nos valores humanos”, nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2011, na cidade de Ourinhos - SP. O evento propõe realizar uma reflexão e interrogação sobre as práticas de profissionais na área da Saúde Mental, visando articular melhorias para a atuação na saúde mental a nível profissional e social. Esse congresso tem o intuito de contribuir com aqueles que lutam para promover ações atentas às complexidades e especificidades dos sujeitos em sofrimento psíquico e garantir a construção de práticas de cuidado nos espaços sociais que promovam o desenvolvimento desses usuários dos serviços de saúde como sujeitos de sua própria existência.
Além das palestras e mini-cursos, teremos uma exposição de imagens, filmes e objetos produzidos pelos usuários dos serviços de saúde de Ourinhos-SP e região.
No intuito de popularizar o tema, teremos a apresentação de artigos científicos na área de Saúde Mental, com publicação no portal do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO, a fim de divulgar todo o material produzido por estudantes e profissionais que almejam a construção de uma Atenção Psicossocial no âmbito das práticas em Saúde Mental.
Assim, aguardamos sua presença para que possamos fazer uma troca de experiências em prol da “luta por uma sociedade sem manicômios” e pela conquista da cidadania daqueles antes excluídos da diversidade da convivência social pelo estigma da “doença mental”, até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário