Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seminário debate resultados positivos obtidos com o PET-Saúde em BH

000_petsaudbh
Integrar os projetos do Programa PET-Saúde e permitir que os participantes compartilhem experiências alcançadas. Essa é a proposta do I Seminário Integrado dos Projetos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). O evento, uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), UFMG, Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e Faculdade de Ciências Médicas, foi realizado no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

"O Programa PET-Saúde é uma estratégia fundamental, um importante passo que estamos dando", disse o secretário Municipal Adjunto de Saúde, Fabiano Pimenta. O secretário também destacou que o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde é auxiliar para que o projeto seja bem sucedido e aumente a expectativa de mais pessoas trabalhando no SUS-BH.

"O seminário é a oportunidade que temos de juntar estudantes das três instituições, articular os temas tratados e mostrarmos os resultados do trabalho que é feito", disse a gerente do Centro de Educação e Saúde da SMSA, Bianca Guimarães Veloso.

"É uma oportunidade de trabalho multidisciplinar, que não temos dentro da Faculdade. Podemos aprender melhor com uma convivência harmoniosa e respeitosa", disse Priscila Ferreira Cunha, 25, estudante do 8° período de medicina da UFMG, sobre a experiência de atuar como estagiária no PET- Saúde.

A estudante também falou da importância do evento. "No seminário, vamos poder ver os resultados dos trabalhos que estão sendo realizados", disse Priscila, que acrescentou que na faculdade já existem aulas dentro dos Centros de Saúde, mas atuando dentro das unidades, os alunos têm chance de se inserir precocemente no Programa de Saúde da Família. "No futuro teremos profissionais mais conscientes com a realidade do SUS", completou.

O seminário contou também com duas conferencias: "Programa PET-Saúde no contexto da formação profissional em saúde no Brasil", ministrada pela coordenadora de Ações Estratégicas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (DEGES-SGTES), professora Rosana Puccini, e "Política Nacional de Humanização", ministrada pelo médico e consultor técnico do Ministério da Saúde, Serafim Barbosa Santos Filho. A professora da Faculdade de Educação da UFMG, Maria Teresa Marques Amaral, apresentou a "Oficina de Capacitação Pedagógica para Preceptores", voltada para os profissionais.

No seminário, também estavam presentes o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Francisco José Penna; o representante do Conselho Municipal de Saúde, Élcio Alexandre dos Santos; além de gestores e estudantes envolvidos no programa.

O PET-Saúde

O PET é uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem, entre outros objetivos, promover a capacitação docente dos profissionais dos serviços de saúde e facilitar o processo de integração ensino, serviço e comunidade.

O programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (médicos orientadores da SMSA) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde, em implementação no país desde 2005.

A intenção do Ministério da Saúde com o PET é formar recursos humanos com perfil que atenda às necessidades do SUS. E, assim, incentivar processos formativos voltados para a qualificação da Atenção Primária em Saúde.

Pela SMSA, o PET-Saúde teve início em 2008, com as seguintes instituições de ensino superior parceiras: UFMG e Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) – instituição ligada à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Em 2010, a PUC-MG passou a participar do programa.

Em 2010, também, os Ministérios Saúde e Educação criam outro PET-Saúde, voltado para a Saúde Mental: PET-Sáúde Mental Crack, Álcool e outras Drogas, destinado a fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial nessa área de Atenção em Saúde Mental.

--
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário