Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Debate aborda interação de disciplinas à saúde pública



Trazer as contribuições da epidemiologia e das ciências sociais para a perspectiva multidisciplinar da saúde pública, as tensões entre as diferentes áreas e a possibilidade de combinação entre abordagens qualitativas e quantitativas são objetivos do encontro que a ENSP promove, nesta sexta-feira (27/5), com os especialistas Maurício Lima Barreto (ISC-UFBA), pelo lado da Epidemiologia, e Maria Andréa Loyola (IMS-Uerj), pelas ciências sociais. O debate As Ciências Sociais e a Epidemiologia: algumas questões estruturais para o campo da Saúde Pública acontecerá no auditório térreo da Escola, a partir das 9 horas, e será aberto a todos os interessados. A atividade será coordenada pela pesquisadora da ENSP Regina Bodstein.

Previsto inicialmente apenas para a disciplina de Seminários Avançados do doutorado em saúde pública da ENSP, a organizadora do debate, a pesquisadora da Escola Maria Cristina Guilam, disse que o evento tornou-se aberto ao público devido à importância de se reunir dois especialistas para discutir o tema proposto. "Ao trazer duas pessoas bastante significativas para seus respectivos campos de conhecimento, pretendemos abordar as contribuições da epidemiologia e das ciências sociais para a saúde pública, envolvendo ainda os limites e as interações entre essas três áreas", disse.

Conheça os expositores

Mauricio Lima Barreto
Médico formado pela UFBA, mestre em Saúde Comunitária (UFBA) e Ph.D. em epidemiologia (Universidade de Londres). Professor titular em epidemiologia do ISC/UFBA. Lidera um grupo de pesquisa voltado para aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avaliação do impacto populacional de intervenções, e aspectos teóricos e metodológicos da epidemiologia. Publicou mais de 220 trabalhos em revistas científicas. Sua atividade científica tem merecido reconhecimento, com participação em comitês de assessoramento em questões de políticas de científicas ou de saúde em diversas organizações nacionais e internacionais. Atualmente é editor-chefe do Journal of Epidemiology and Community Health (JECH).

Maria Andrea Loyola
Possui graduação em ciências sociais (incluindo Licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em sociologia - Université de Paris X, Nanterre. Pós-doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Foi presidente da Capes entre 1992-1994 e sub-reitora de pós-graduação e pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000-2003). Atualmente,é professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e diretora de estudos convidada da EHESS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário