Dentre as metas do Brasil para 2011, no país caribenho, está a construção do Hospital Comunitário de Referência e do Instituto Haitiano de Reabilitação
no Portal do MS
Representantes do Ministério da Saúde do Brasil se reúnem hoje (3) com a equipe de transição da área da saúde do novo presidente do Haiti, Michel Martelly. Durante o encontro, será apresentado ao novo governo o Projeto Tripartite Brasil-Haiti-Cuba de fortalecimento do sistema de saúde e de vigilância epidemiológica do Haiti, iniciado em março de 2010. Ao todo, cerca de US$ 70 milhões estão sendo investidos pelo Brasil em ações de saúde no Haiti.
A meta do Projeto Tripartite é construir, ainda em 2011, um Hospital Comunitário de Referência com 40 leitos (no modelo da Unidades de Pronto Atendimento/UPA) e o Instituto Haitiano de Reabilitação, para assistência aos pacientes e capacitação de profissionais de saúde, incluindo um laboratório de órteses e próteses, que está sendo realizado em conjunto com a Brigada Medica Cubana no Haiti. Engenheiros e arquitetos brasileiros fazem parte da missão para o acompanhamento do Projeto.
Por meio da UNOPS (Agência das Nações Unidas contratada para a execução do projeto), o Brasil também irá adquirir 30 ambulâncias a serem doadas ao Sistema de Urgência do Haiti, no próximo semestre. Além disso, dois Laboratórios Regionais de Saúde Pública nas cidades de Les Cayes e Cabo Haitiano serão reformados e equipados, até o fim do ano, para fortalecer a vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis.
Para 2012, está prevista a construção de mais três hospitais em Carrefour, Croix de Bouquets e Tabarré, regiões de grande concentração de desalojados pelo terremoto ocorrido em janeiro de 2010.
SEMANA DE VACINAÇÃO – Equipes brasileiras de enfermeiras e epidemiologistas participam ainda, entre 9 e 15 de maio, da Semana de Vacinação das Américas. No Haiti, a meta é imunizar a população do Sudeste e Oeste do país, regiões de baixa cobertura vacinal, contra a rubéola e o sarampo. A ação apoia o Haiti no cumprimento da meta de erradicação dessas doenças até junho de 2012, quando a Organização Pan Americana de Saúde dará a certificação aos países das Américas.
Também nesta semana, o Ministério da Saúde do Haiti promulgará decretos estabelecendo diretrizes das propostas de formação de agentes de saúde, oficiais sanitários e auxiliares de enfermagem no Haiti. Isto é parte do resultado do Projeto Tripartite de formação de 2.000 agentes comunitários de saúde e 500 técnicos de nível médio. No último dia 31 de março, em Carrefour, foi celebrada a diplomação dos primeiros 58 agentes comunitários de saúde, formados com a cooperação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário