Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

PREVENÇÃO: Exame de câncer de colo de útero é ampliado para mulheres de até 64 anos

 -- 2226.43 Kbytes 

LOC/REPÓRTER: Mais pessoas vão poder fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero pelo Sistema Único de Saúde. Antes, apenas as mulheres de 25 aos 59 anos eram beneficiadas. Agora, a faixa etária foi ampliada para 64 anos, O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, esteve nesta segunda-feira no Rio de Janeiro para lançar as novas diretrizes nacionais para o rastreamento do câncer de colo de útero e aproveitou para falar da importância da extensão do benefício:
TEC/SONORA: Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde - Helvécio Magalhães
"A ampliação da faixa é importante considerando as mudanças demográficas do Brasil que mostram um maior tempo de vida média das brasileiras. Essa é uma mudança importante, ampliação de acesso, ampliação de qualidade e de garantia de pegarmos a maior parte dos casos de câncer em estágio bem inicial."
LOC/REPÓRTER: Além de ampliar o benefício para as mulheres de até 64 anos de idade, as novas diretrizes para o exame preventivo de colo de útero prevê um programa de capacitação de ginecologistas para ficarem familiarizados com os novos procedimentos oferecidos pelo SUS. É o que explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães:

TEC/SONORA: Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde - Helvécio Magalhães
"O fundamental hoje é ampliar a qualidade do que já fazemos com os atuais profissionais do SUS. Então o grande esforço nesse campo é de qualificação de quem já está no sistema, e quem entrar também terá oportunidade de ter treinamentos específicos."

LOC/REPÓRTER: O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, explicou também que, agora, a coleta do material para rastrear a doença deverá ser feita a partir dos 25 anos de idade. Os exames preventivos seguem até os 64 anos de idade, e só poderão ser interrompidos quando as mulheres dessa faixa etária apresentar dois exames negativos, consecutivos, nos últimos cinco anos. No caso das pacientes com mais de 64 anos e que nunca se submeteram ao exame, a recomendação é que sejam feitos dois preventivos com intervalo de um a três anos. Se os dois resultados forem negativos, essas mulheres poderão ser dispensadas dos testes adicionais.
Reportagem, Débora Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário