SÃO PAULO - Desde que a pesquisa da Fecomércio-RJ e da Ipsos começou a ser realizada em 2006, esta é a primeira edição em que mais da metade - 52% - dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isso representa cerca de 74,3 milhões de pessoas.
Em relação a 2010, quando 68,4 milhões de brasileiros compraram produtos falsos (o que representa 48%), houve um aumento de 6 milhões de brasileiros que passaram a consumir produtos piratas.
Outro dado alarmante do levantamento mostra que houve um aumento expressivo na adesão dos consumidores das classes A e B. Enquanto em 2010, essa camada social representava 47% dos consumidores da pirataria, neste ano esse percentual pulou para 57%.
Outra faixa de renda que elevou o número de consumidores que adquirem mercadorias piratas foi das classes D e E, passando de 39%, em 2010, para 44%, em 2011. Em compensação, a classe C reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.
Preço continua sendo o principal motivo
A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:
A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:
Justificativas para o consumo de pirataria em 2011 | ||||
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Motivos | Total | Classe AB | Classe C | Classe DE |
Preços mais em conta | 96 | 96 | 97 | 95 |
Mais fácil de se encontrar | 14 | 8 | 16 | 19 |
Está disponível antes do original | 9 | 8 | 10 | 7 |
Alguns produtos podem ser descartáveis | 7 | 10 | 5 | 7 |
Para alcançar um "status" que o produto original traz | 2 | 4 | 2 | 3 |
Não sabe / Não respondeu | 0 | -- | 0 | 1 |
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos |
Apesar de ter consciência sobre a ilegalidade e os prejuízos da pirataria, os brasileiros não mudam sua atitudes. Para se ter uma ideia, 82% dos consumidores das classes A e B acreditam que a pirataria alimenta a sonegação de impostos.
Para esses consumidores, os produtos falsificados também oferecem prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). No entanto, etses consumidores acreditam cada vez menos que esses produtos causam desemprego e alimentem o crime organizado.
Produtos piratas mais adquiridos
Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos.
Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos.
Confira na tabela abaixo:
Produtos | Percentual de consumo |
---|---|
CD | 81% |
DVD | 76% |
Roupas | 11% |
Óculos | 10% |
- Calçados, Bolsas ou Tênis - Equipamentos eletrônicos - Relógios | 7% |
- Brinquedos - Programas de computador | 5% |
- Isqueiros - Cigarros - Perfumes | 4% |
- Telefone celular - Artigos esportivos - Canetas | 2% |
- Aparelhos de barbear - Acessórios para veículo | 1% |
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos |
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