via Saúde com Dilma
Ocorreu entre os dias 14 e 16 de dezembro, na Universidade Federal Fluminense, o 1º. Seminário Internacional Saúde Coletiva, Bioética e suas Multiplicidades. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, várias universidades do Brasil que se fizeram representar através de grupos de pesquisa, e convidados internacionais com os quais o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva mantém cooperação, as Universidades do Novo México (EUA), Autônoma de Barcelona (Espanha), Complutense de Madri (Espanha), de Múrcia (Espanha), de Vic (Espanha). (Programação em www.uff.br/saudecoletiva/seminario)
O Seminário proporcionou melhor conhecimento entre os muitos núcleos de pesquisa que compareceram, debateu temas relacionados à arte e saúde, e a perspectiva da saúde coletiva. Fundamentalmente o Seminário serviu para aprofundar o conhecimento entre os presentes, e criar uma rede de cooperação internacional, estruturada em dois campos de conhecimento, a Saúde Coletiva e Bioética. Sendo assim, ao final dos trabalhos, foi criada a REDE MUTIPLICIDADES: SAÚDE COLETIVA, BIOÉTICA.
O conceito “multiplicidades” que marca a rede significa que ela se forma considerando que a diferença é constitutiva da própria rede, e é sua maior riqueza. Portanto, todos os núcleos que se integram têm a possibilidade de expressar seu pensamento específico; e ao mesmo tempo a rede se reúne em torno de um “comum”, a argamassa da rede. Então o que verificamos neste momento inicial de criação da REDE MULTIPLICIDADES foi a expressão de inúmeros pensamentos, e todo espectro do 1º. Seminário forma neste momento a multiplicidade na rede. E o comum que emergiu foi o “encontro”, a vontade de conexão entre os muitos grupos de pesquisa, instituições, e pessoas, presentes ou ausentes do 1º. Seminário.
A REDE MULTILICIDADES: SAÚDE COLETIVA, BIOÉTICA será animada por um colegiado de representantes de grupos de pesquisa e instituições que se reuniram após o 1º. Seminário para definir estratégias de atuação, começando pela divulgação do seu conteúdo via site do PPGSC-UFF www.uff.br/saudecoletiva.
Contato: redemultiplicidades@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário