Em parceria com o Ministério da Saúde, o Hospital coleta dados das instituições de saúde brasileira, avalia e fornece diretrizes para a melhoria do serviço prestado
no Saúde Web
O Hospital do Coração (HCor), em parceria com o Ministério da Saúde, monitora os atendimentos de urgências prestados no Brasil para compreender seu funcionamento, dinâmica, necessidades, problemas, entre outros aspectos. A iniciativa, batizada de Projeto Observatório Nacional das Urgências, objetiva auxiliar o Ministério da Saúde a intervir nesses serviços de forma mais direcionada.
As ações previstas pelo HCor são:
• Captar informações referentes à estrutura física e de recursos humanos das instituições de saúde (hospitais participantes do projeto). O Objetivo é conhecer o que a entidade tem a oferecer e como ela está preparada para realizar os atendimentos;
• Dados referentes aos atendimentos de urgência realizados são coletados: como quantidade de pacientes que entraram no Pronto Socorro, quantidade de pacientes que realizaram raio X, tempo de espera entre a chegada do paciente até o atendimento médico, tempo de espera do paciente entre a realização de exame/administração de medicamento até retorno com especialista, etc.
Depois da coleta das informações e análise dos indicadores realizados pelo fluxo informado e tempo de espera, o HCor direciona quais serão as intervenções cabíveis para a melhoria do serviço prestado.
Em paralelo ao projeto, desde julho de 2011, o HCor faz o monitoramento da mídia digital, coletando todas as notícias relacionadas às urgências, para também compor um quadro geral da situação das urgências de acordo com a imprensa.
Através da Base eletrônica de Notícias (BEM), o hospital analisa os indicadores de maiores incidências encontradas nas notícias, levando em conta a região, estado, cidade, assunto e data, e elabora um boletim para ser divulgado aos gestores dessas instituições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário