Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Reportagem do Jornal Nacional deixou visivelmente a intensão de criminalizar os indígenas Pataxós a favor dos fazendeiros na Bahia


Reprodução PrintScreen Web TvGlobo


BLOGUE DO ANÁPUÁKA

Etnomídia Indígena & Etc. & Blogueiro Repórter

Muitos que assistiram tiveram a mesmas conclusão. que o #jornalnacional #jn junto com a TV Bahia confirmam que a reportagem foi extramente tendenciosa.

O jornalista e ancora William Bonner da rede Globo acusa indígenas Pataxós de serem invasores de terras, o que o qualifica para dar esta afirmação?



O sr Franklin Fagundes, vigilante, vindo de uma fazenda afirma que uma pessoa do outro lado de uma cerca atira na esposa dele; este carro que teve um projetil disparado contra ele mata a esposa com tira na cabeça onde cae sobre o colo dele, o veiculo é cercado com 6 homens encapuçados e ele

não recebe um tiro? Nada ocorre? Porque? Pensem qualquer grupo de assassinos em uma emboscada como acusam não o deixariam testemunhas mesmo estando encapuçados e por o deixaria vivo para servi de que?.Elemento de uma matéria a ser montada?

O repórter José Raimundo assinou a matéria com a seguintes questões em seu relato: chamou os índios de assassinos,vândalos e não produtivos – é uma matéria frankstein com remendo de outas matérias totalmente fora de contexto, e mais uma vez manipulação dos fazendeiros, pistoleiros, politiqueiros locais vereadores, blogues com avatares fakes(falso), sindicato rural da cidade de Itaju do Colonia, acoitamento policial já que investigações sempre dão em nada quando tem fazendeiros no meio e a TV Bahia o mioma da Rede Globo na Bahia.

A outro ponto a acusação sem provas do delegado da cidade de Itaju do Colonia Francesco Santana que acusa os índios de posse de arma restritas e de grosso calibre, cade o ônus da provas? Em sua fala ao repórter José Raimundo da emissora Rede Globo:

O delegado Francesco Santana afirma:” …Os indígenas armas de fogo de grosso calibre!” Repórter José Raimundo pergunta: “Que tipo de arma?” O delegado afirma:”"Foram mencionado”fuzis 762!” José Raimundo”Armas privativas?” Delegado”Armas privativas do exercito!”

Vamos lá analisar esta falas do delegado Francesco Santana e suas acusações sem nenhuma prova. Indigenas com arma de grosso calibre, indígenas da região tem o IDH menor do que a população de Itaju como teriam posses para adquirir tal armas? Uma arma que também e de uso da policia militar e traficantes, “arma de calibre 7,62mm M964A1, o ParaFAL, é uma versão do fuzil M964,Por ser de dimensões e pesos reduzidos, o armamento é ideal para tropas especiais militares e policiais. Em função de sua alta precisão, peso e cadência, o PARAFAL foi adquirido pela Polícia Militar de diversos estados brasileiros(Wikipédia)”.

Outro ponto da entrevista ele fala”Foram mencionado”fusis762!”, ele diz repito “…Foram mencionado fuzis 762″ ele nem certeza tem por alguém mencionou ele nem viu nem demostra ter um laudo de uma Pericia Forense especializada e projeteis ou armamento, para dar especificações tecnicas desta suposta presença de armas em posse de indígenas que nem tem o que comer em retomadas por estar em processo no STF as diretrizes internas do território indígena é de não tocar em nada, não podendo nem plantar nela durante este processo, as fazendas ocupadas nas retomadas ele tem o básico e água e pouco de comida eles vão ter ter meios financeiros de terem armas como acusa o delegado? Quem tem posses na região e os meios, logísticas creio que não são indígenas, observem bem a região de fazendas de pecuária gado de corte e leite, e me digam quem tem poderio econômico e de influencia para ter tais armas?

O questionamento com intensão de colocar o indígenas presentes na retomadas como desocupados

foi fortemente insistidas pelo repórter da Rede Globo José Raimundo e sambem acusando os indígenas pataxós de invasores sem base nenhuma para tal acusação. Observem a indagação do repórter José Raimundo”O que vc fazem aqui?” o Sr. Antônio Pataxó responde:”Aqui a gente não tamos (prodiguindo), pois ainda ta em questão…” ainda em sua humildade reponde sem traquejo para lidar com a má intenção do repórter de extrair uma resposta que o desse link a sua matéria tendenciosa e parcial, José Raimundo insiste” Vocês não estão produzindo “nada!”, Antônio Pataxó “Ainda não. José Raimundo cruza os braços em uma linguagem corporal demonstrando uma posição defensiva e bloqueando posição do indígena na resposta dada a ele. novamente José Raimundo pergunta “Você passam o dia todo aqui è…” Antônio Pataxó responde”…passamos o dia todo olhando o movimento e esperando a justiça”.

Alguma duvida na matéria divulgada pela Rede Globo de Televisão em seu Jornal Noturno de horário, em que nome ela informa e defende já que e parcial facciosa? A qual manipulou cada segundo que foi possível fazer. Esperamos justiça e legitimidade pois este tipo de acusação se provas e ofensas e discriminatória tem que acabar.

2 comentários:

  1. Tendenciosa é essa matéria que você acabou de divulgar , apos invadir 50 fazendas efetuar saques constantes na região, os índios conseguem dinheiro para se arma , comprar Fuzil e outras armas ,alem de manter um clima de panico na região e quebra a economia local ,vendo a fala do índio, o propio afima não produzir nada lá , só fica observando, , São parasitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parasitas somos todos nós não indígenas, descendentes que somos de INVASORES europeus. O STF no dia de hoje resolveu fazer justiça e dar o adjetivo correto aos fazendeiros em questão: grileiros.

      Excluir