Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Esclarecimentos sobre a troca de acusações entre Ratinho e Fruet no debate da Band

André Gonçalves no Conexão Brasília

Durante o debate de ontem à noite na TV Bandeirantes, Ratinho Júnior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT) fizeram menções à Gazeta do Povo. Fruet também citou especificamente meu nome, André Gonçalves.

Aí vai a sequência do que eles falaram durante a discussão:

Gustavo Fruet:

"E até para registrar, Ratinho, eu nunca entrei neste debate, mas a Gazeta do Povo vai publicar que eu também apresentei emenda ao metrô, até antes da sua apresentada, para mostrar o compromisso com a cidade de Curitiba."

Ratinho Júnior:

"O candidato Gustavo falou que a Gazeta vai publicar. Está sabendo o que está acontecendo na redação da Gazeta, está bem informado. Talvez está explicado agora porque a Gazeta bate tanto em mim, todos os dias, desde que eu comecei a trabalhar para ser prefeito dessa cidade."

Gustavo Fruet:

"Em respeito novamente a você e à verdade, eu sei disso porque fui entrevistado, depois de que a Gazeta, através do jornalista André Gonçalves, me entrevistou. Se o senhor tem alguma dúvida em relação à conduta dele, cobre dele em Brasília e cobre pessoalmente ou em público do jornal, que me entrevistou, como o entrevistou também."

Aí vão os esclarecimentos:

1 – Sou correspondente da Gazeta do Povo em Brasília desde abril de 2007 e estou produzindo atualmente uma série de reportagens sobre o desempenho parlamentar de Ratinho Júnior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT) como deputados federais.

2 – As reportagens vão abordar todos os dados disponíveis – e que são públicos – sobre o exercício dos mandatos de ambos. Entre eles: proposições apresentadas, relatadas, faltas em plenário, faltas em comissões, participações em comissões permanentes e CPIs, exercício de cargos de liderança partidária, posicionamento em votações, discursos e emendas ao orçamento.

3 – Ambos os candidatos foram entrevistados por telefone sobre esses assuntos. O primeiro foi Fruet, na quarta-feira à noite. O segundo foi Ratinho, ontem pela manhã. A ordem foi aleatória, de acordo com a agenda dos candidatos. Questionamentos sobre os mesmos assuntos foram feitos a ambos.

4 – Quando Fruet disse "a Gazeta do Povo vai publicar que eu também apresentei emenda ao metrô", possivelmente se referiu ao levantamento a respeito das emendas apresentadas pelos dois candidatos ao Plano Plurianual 2007-2011.

5 - Essas informações são públicas. O relatório pela aprovação parcial das emendas apresentadas por Ratinho e Fruet pode ser lido neste link 

Esse é só um tópico entre pelo menos outros oito da série de reportagens, que será publicada a partir de domingo, até terça-feira.

6 – A colocação de Ratinho a respeito de que Fruet "está sabendo o que acontece na redação da Gazeta" foi, especialmente neste caso, extremamente infeliz. A assessoria de imprensa de Ratinho Júnior, assim como a de Fruet, sabe sobre o teor das reportagens desde terça-feira quando foi procurada pela primeira vez para que ele concedesse entrevista.

7 – Em resumo, é meu papel como jornalista e da Gazeta do Povo, como maior jornal do Paraná, buscar e apresentar aos paranaenses TODAS as informações de interesse público envolvidas em uma eleição para a capital do estado. Não se trata de beneficiar ou prejudicar um ou outro candidato, mas de respeito aos leitores.

8 – Políticos precisam, sim, aprender a conviver com a liberdade de imprensa em qualquer circunstância, dentro ou fora do período eleitoral. Transparência pública é um pilar da democracia.

***

Siga o Conexão Brasília no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário