A candidata à vice prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, na chapa com Gustavo Fruet, candidato a prefeito, assinou ontem, 05, carta-compromisso do “Movimento pelo Bem Nascer em Curitiba”. O movimento questiona os altos índices de cesarianas na capital paranaense e em todo o país e as práticas de obstetrícia que imperam sobre a vontade da mulher. O Brasil é o país que mais realiza cesarianas em todo o mundo. Mirian reiterou que a prática do parto normal é a mais saudável para a mãe e para a criança e ainda destacou o empenho do governo federal para reduzir o número de cesarianas.
Durante o evento, os integrantes do “Movimento pelo Bem Nascer” criticaram o programa “Mãe Curitibana” pela sua forma de atendimento às gestantes de maneira “marcada pelo modelo intervencionista reforçado pelas práticas prejudiciais que devem ser eliminadas”. A candidata à vice prefeita Mirian Gonçalves afirmou que entre as propostas da Coligação Curitiba Quer Mais está aumentar o número de equipes de saúde da família, o atendimento domiciliar e dos agentes comunitários, tendo como prioridade a atenção básica e preventiva. Mirian também reforçou a urgência de políticas de empoderamento às mulheres e afirmou o compromisso da Coligação com a criação de uma Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.
COMENTÁRIO: Os índices de cesáreas em Curitiba são escandalosos. Indices nos serviços privados são superiores a 90% NOVENTA!!!
A prefeitura não toma nenhuma atitude a respeito, mesmo sabendo que as mães e bebês (que correm risco desnecessário) são também cidadãos curitibanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário