Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que população tem alta expectativa de melhorias na cidade, sobretudo nas áreas de saúde e segurança
na Gazeta do Povo
A pesquisa mostra que 73% dos curitibanos acreditam que Fruet fará uma boa gestão, enquanto apenas 17% preveem uma administração regular e 6%, ruim. Para 64% (dois em cada três curitibanos), a expectativa também é de que o pedetista seja melhor prefeito que Ducci. Apenas 6% acham que ele não conseguirá gerir a cidade tão bem quanto o atual prefeito.
Para o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, essa expectativa é bastante alta. Segundo ele, revela que mesmo os eleitores que votaram em outros candidatos têm confiança no pedetista. “Isso mostra que a eleição acabou e que os curitibanos gostam dele. A expectativa é excepcional e mostra que ele vai ter o apoio popular para fazer um bom governo.”
Já o cientista político Emerson Cervi, da UFPR, avalia que a alta rejeição da gestão de Ducci explica, em parte, a boa expectativa com a gestão de Fruet. Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado pela Gazeta do Povo na última quarta-feira mostrou que o atual prefeito termina o mandato com a rejeição de 42% dos eleitores curitibanos.
Outra análise possível dos números da pesquisa é que Fruet pode, no futuro, enfrentar uma rejeição alta da população se frustrar as expectativas do curitibano. E o levantamento indica quais são as áreas consideradas prioritárias pela população e as promessas de campanha que os curitibanos mais se lembram.
Preocupações
A saúde é, disparada, a maior preocupação: 64% escolheram o atendimento médico como uma das duas prioridades para a próxima gestão. A contratação de mil profissionais de saúde também é o compromisso eleitoral de Fruet mais lembrado. Essa promessa foi citada por 56% dos curitibanos como a primeira que deveria ser cumprida.
Murilo Hidalgo avalia que a pesquisa indica que as propostas eleitorais de Fruet para a saúde influenciaram positivamente em sua eleição. Para ele, uma melhoria nesse setor ajudaria até a “encobrir” problemas em outras áreas, como uma possível elevação do valor da passagem de ônibus.
Já a segurança pública, com 47% de citações, foi a segunda prioridade escolhida pelos curitibanos, que podiam optar por duas opções na pesquisa. A contratação de 1,5 mil guardas municipais foi a terceira promessa mais lembrada, citada por 9% (veja no infográfico as demais prioridades e compromissos lembrados pelos curitibanos).
Leitores escolhem o trânsito e o transporte como prioridades
Na semana passada, a Gazeta do Povo perguntou para seus leitores na internet qual deve ser a prioridade do início do mandato do prefeito Gustavo Fruet (PDT). Ao todo, 155 pessoas enviaram sugestões. O problema mais destacado foi o trânsito e o transporte coletivo, além da infraestrutura viária. Por meio do Twitter, o prefeito disse que vai acompanhar as demandas e propostas dos leitores. Também anunciou que pretende fazer do Twitter um canal permanente para conversar com os moradores.
A mobilidade urbana foi destacada como um problema urgente para ser resolvido pela prefeitura. “Que Gustavo Fruet nos dê transporte coletivo de qualidade; não cabem mais carros nas ruas”, lembrou, pelo Twitter, o leitor Cláudio Bento.
Alguns pontos de congestionamento foram destacados. O leitor Virgílio Pereira Júnior criticou a interrupção das obras da Linha Verde Sul, na parte que liga Fazenda Rio Grande e o Tatuquara ao Pinheirinho. “O meu pedido é para que termine a Linha Verde. Vejo na região da Ceasa que o pessoal de Tatuquara e Fazenda Rio Grande sofre demais com os engarrafamentos. E, afinal, já faz seis anos que ela está em obras”, lembrou. A região foi lembrada por outros leitores.
Outros reclamaram do trânsito nas proximidades dos shoppings Palladium e Total, no Portão, sugerindo que agentes municipais de trânsito ajudem a organizar o fluxo de veículos. O metrô também foi destacado como uma prioridade por vários leitores. “Se [Fruet] fizer o metrô, vai ficar na história da cidade. Se o não fizer, dará prova de que não é bom administrador”, escreveu o leitor William Amorim. Luis Carlos Soares pediu que a obra do metrô seja iniciada logo e justificou: “Nós curitibanos merecemos um transporte mais eficiente”.
Postos policiais
A falta de segurança na cidade também foi destacada pelos leitores. “Moro no bairro Mercês, alvo de constantes assaltos (...). O posto policial mais próximo é no bairro Jardim Schaffer. Nosso bairro deveria ter um posto policial”, disse a leitora Amaryllis Camargo, que sugere que a unidade de vigilância seja instalada na esquina da Avenida Manoel Ribas com a Desembargador Motta.
Outro problema lembrado foi a saúde, principalmente a falta de médicos. “Os problemas mais graves na cidade são evidentes. Tem vários postos 24 horas, mas não tem médicos. Quanta humilhação as pessoas passam nesses postos de saúde!”, criticou o leitor Claudio Marcelo.
Vários outros temas foram lembrados pelos leitores, incluindo a construção de ciclovias, o cuidado com os animais abandonados, as pichações, a moralização do serviço público e a canalização de rios. (CM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário