Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Novos médicos reforçam equipes de Saúde da Família em Curitiba

Nove médicos selecionados pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, apresentaram-se nesta segunda-feira (25) à Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Curitiba e a partir do dia 1.º de março já estarão integrando as equipes de Saúde da Família. Eles vão completar as 185 equipes que hoje atuam na capital paranaense – número que deverá ser ampliado ainda no primeiro semestre deste ano.

O diretor da Atenção Primária da secretaria, Paulo Poli Neto, explicou que os selecionados para trabalhar em Curitiba são profissionais que se formaram há no máximo dois anos e complementarão a formação médica com a atuação supervisionada. Em contrapartida, o Ministério oferece um curso de especialização em Saúde da Família, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais.

O curso de especialização tem duração de 12 meses, com aulas teóricas ministradas em metodologia EAD (Ensino a Distância) pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), e com atividades práticas na Atenção Básica, sob supervisão de instituições de ensino superior (IES) e acompanhamento dos gestores locais.

“A prioridade da atual gestão é fortalecer a atenção primária à saúde. Não existe um bom sistema de saúde sem uma boa atenção primária”, destacou Poli Neto. Segundo ele, o objetivo é dobrar o número de equipes de Saúde Família até o final deste ano, ampliando para mais de 70% da população a cobertura com este modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário