Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Autorizado o Centro Especializado de Reabilitação e a Oficina Ortopédica do município de Curitiba

via Caroline Rocha SMS Curitiba


O ministro Alexandre Padilha anunciou na tarde desta terça-feira. 07, a habilitação do Centro Especializado de Reabilitação e a Oficina Ortopédica do município de Curitiba. 

O SUS de Curitiba amplia os serviços para assistência a pessoas com deficiência, passando a ofertar reabilitação Física, Auditiva e Intelectual. 

Com isso, Curitiba passa a aderir ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limites 

De acordo com dados do IBGE 2010, Curitiba apresenta 464.595 pessoas com deficiência, isso corresponde a 26,5% da população. Destes, 57,7% referem-se a pessoas com deficiência visual, 17% deficiência auditiva, 20,5% apresentam deficiência motora e 4,7% deficiência intelectual.

O Ministério da Saúde, através do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limites e a Portaria nº 793 de 24/04/2012, prevê a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS, e constitui a criação de Centro Especializado em Reabilitação – CER como um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção a saúde no território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário