Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Você conhece o blog "Viver com Diabetes"?


Um pouco da trajetória deste blog de diabetes

Criei este blog há oito anos. Foi o primeiro blog a tratar o diabetes de maneira pessoal. Existiam alguns que compartilhavam notícias, o estilo copia e cola. Também não havia muita coisa nessa linha, blogs que falassem de doença, pela própria pessoa que vive a doença. Mas nem pensei nisso ao criar o Viver com Diabetes. O que pensei é que podia ser uma forma bacana de contar a minha história com diabetes, como é viver com a doença, como é o meu dia a dia, como eu me comporto, até mesmo para que eu pudesse me policiar.
Não imaginava que isso tomaria uma proporção tão grande, que fosse visto por tanta gente. Eram outros tempos. Surpreendi-me. A partir do momento que comecei a falar, outras pessoas passaram a entrar ali e postar suas histórias em comentários. Muitas agradeciam o fato de eu ter feito o blog. Elas não se sentiam mais tão sós. O Fórum virou uma espécie de comunidade, com pessoas conversando entre si, era tempo de Orkut, e o Facebook ainda não tinha a força que tem hoje. Aqui, era um  dos pontos de encontros do pessoal do diabetes.

Veículos de comunicação começaram a me procurar e, assim, dei entrevista para uma porção deles, Canal Futura, Globo, CBN, Band News FM, revista Agora (do jornal), Correio Braziliense, revista Claudia, Women´s Health, revistas especializadas, portais… Fiquei feliz com o reconhecimento e com a possibilidade de falar sobre o diabetes.
Também “ouvi”, por meio dos comentários, muita gente dizendo que tinha se inspirado no Viver para criar o seu blog. Quanta responsa! E mais responsa ainda é ouvir que você incentivou alguém a ter filho, quando fiquei grávida e compartilhei a experiência da gravidez. E não foram poucos os comentários. Sinto-me um pouco mãe de cada uma dessas crianças, filhas de mamães doces como eu, que deixaram ali naquele espaço, que nem posso mais chamar de meu, o seu depoimento.
Nesses oito anos, testemunhei, alegremente, muitos blogs nascerem. Cada qual com o seu estilo peculiar, cada qual com a sua linguagem, com sua linha de conteúdo, mas todos com o objetivo de ampliar a voz do diabetes, todos dispostos a aumentar a informação e a educação em diabetes. Não estava mais só! Que bom! Faltava nos organizamos, nos unirmos de uma forma que eu sempre quis, mas a correria do dia a dia ia consumindo e não me deixava colocar em prática. Até que este ano, o grupo resolveu se organizar de verdade. As meninas, falo assim porque a maioria é mulher, mãe de crianças com diabetes, e algumas diabéticas, como eu, conseguiram fazer a coisa sair de uma ideia, e ir para o concreto. Foi criado, oficialmente, o grupo Blogueiros de Diabetes, com página no Facebook (www.facebook.com/blogueirosdediabetes), onde reunimos todos os nossos conteúdos.
O incentivo para a criação desse grupo veio de uma campanha muito bacana, ideia da Silvia Onofre, do João Pedro e o Diabetes (www.joaopedroeodiabetes.blogspot.com), do Teste de Glicemia Obrigatório, do qual tenho falado com frequência por aqui. E da nossa participação no I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Rede Social da Saúde. As mais engajadas para a concretização da formação desse grupo, a quem parabenizo e agradeço, são as mamães pâncreas Nicole Lagonegro (do Minha Doce Vittória) e Sarah Rubia (do Eu, meu filho e o Diabetes), além da Luana Alves (A Diabetes e Eu), jornalista como eu, que é DM1.
Olho para trás e fico muito feliz com a trajetória deste blog, ao qual me dedico voluntariamente, sem ganho algum. Já pensei, confesso, por diversas vezes, em deixar de escrevê-lo, porque já temos muitos outros blogs falando sobre o tema, mas sinto que tenho um compromisso a seguir adiante e continuar esta história.
Obrigado a todos que acompanham esta caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário