Páginas

domingo, 14 de julho de 2013

O Hospital Zona Norte, o Boneco de Ventríloquo e o Chapéu Alheio


Está lá na página da Secretaria Estadual da Saúde. 

O Boneco de Ventríloquo que ocupa - mas não exerce - o cargo de governador do Estado do Paraná, deve anunciar amanhã grandes investimentos na saúde de Curitiba.

Entre os investimentos anunciados está lá com todas as letras que: “os recursos serão aplicados na construção e implantação do Hospital da Zona Norte de Curitiba” (entre outras ações). 

Ainda: “Todo o processo para a implantação do hospital... além de detalhes sobre os serviços que poderão ser ofertados... será apresentado durante solenidade. O evento é aberto ao público e será realizado a partir das 11 horas, no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, em Curitiba”

Levei um susto ao ler que “todo processo para implantação do hospital” vai ser apresentado ao público no Palácio Iguaçu... simplesmente porque não vai ser o Palácio Iguaçu que vai comandar processo nenhum nem implantar coisa alguma!

Recordando:


O Hospital Zona Norte foi anunciado durante o primeiro turno das eleições no ano passado pelo candidato Luciano Ducci. Na campanha eleitoral apareceram imagens fantásticas de um projeto modernoso. A propaganda do então prefeito não eleito dava a entender que tudo estaria planejado e resolvido e que o tal hospital seria uma obra já em andamento.

Pura balela.

Descobrimos - logo logo - que as tais imagens pertenciam a um OUTRO PROJETO, que está ainda hoje sendo tocado pelo grupo do Hospital Pequeno Príncipe. Não havia então NENHUM detalhamento da obra. 

O pessoal do HIPP havia procurado a prefeitura e o governo do estado para tentar uma parceria. Daí - como é típico do DNA Tucano - a dupla Richa/Ducci apropriou-se da idéia e deu o fato como consumado.

Na época postei aqui no blog uma nota:

"O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira (06/09), no Palácio Iguaçu, um protocolo de intenções para a criação de uma comissão técnica que vai elaborar um plano para a construção de um centro integrado de saúde na região Norte de Curitiba. O projeto envolve o Hospital Pequeno Príncipe, Prefeitura de Curitiba e Associação Eunice Weaver do Paraná".


Típica manobra eleitoreira. 

O "Hospital da Zona Norte" vem sendo prometido DESDE A DÉCADA DE 90 DO SÉCULO PASSADO. 

Nunca saiu do papel. 

Durante a campanha, ficou muito evidente que esta é mais uma daquelas promessas de época de campanha que não foi cumprida.

Daí arrumam uma cerimônia no Palácio Iguaçu para assinar um "protocolo de intenções para a criação de uma comissão técnica que vai elaborar um plano".

Ao melhor estilo tucano de criar a "grife" e fingir que os fatos acompanham o factóide.

Piada de mau gosto.

Sentiram o drama? Um mero "protocolo de intenções para a criação de uma comissão técnica que vai elaborar um plano para a construção de um centro integrado de saúde na região Norte de Curitiba" virou um hospital... Programa eleitoral aceita tudo mesmo né?

Muita coisa mudou desde então.

Para começar, Luciano Ducci perdeu a eleição no primeiro turno. Gustavo Fruet foi eleito. 

A equipe que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde tocou o projeto junto com técnicos do IPPUC. Decidiu-se por uma proposta inovadora, avançada e voltada para atender a população não só da cidade, mas também da Região Metropolitana de Curitiba - RMC. 

Afinal, agora os tempos são outros.

A turma da RMC sabe muito bem o que foi a política de “porteira fechada” durante os anos em que a trinca Taniguchi/Richa/Ducci esteve a frente da prefeitura. Interessante que é esta mesma turma que agora se diz interessada “na qualidade do atendimento em saúde de toda a Região Metropolitana de Curitiba”.

Agora vem a parte que o governo do estado optou por “esquecer” (seletivamente, é claro):

TODO o projeto de implantação do Hospital Zona Norte está sendo tocado por Curitiba. 

O hospital foi concebido como uma construção sustentável, ecologicamente correta. Vai ser construído junto ao Parque do Atuba (onde nasceu a cidade). Daí a denominação proposta por alguns de “hospital parque”. 

O financiamento será TRIPARTITE. Serão R$ 30 milhões do governo do estado, R$ 30 milhões do Ministério da Saúde e o restante da própria PMC. 

O projeto, a construção, o custeio e a gestão serão da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Resumindo: Bebeto “Boneco de Ventríloquo” Richa está - novamente - fazendo gentileza com chapéu alheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário