Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Calçada de Granito: O Contra-ataque

Vereadora quer rua coberta no Batel Soho


Iniciativa da vereadora Julieta Reis busca incentivar turismo na região da Praça da Espanha


na Gazeta do Povo


A vereadora Julieta Reis (DEM) propõe instalar uma cobertura na rua Fernando Simas, mais especificamente entre a Carlos de Carvalho e a Saldanha Marinho. O local é conhecido como Batel Soho.

O objetivo seria o de ajudar os comerciantes de estabelecimentos da região da Praça da Espanha, que concentra espaços e eventos voltados à gastronomia. “Chove muito em Curitiba e, por isso, fica difícil para colocar mesas na calçada”, justifica a vereadora.

Segundo a parlamentar, seria criado um atrativo turístico à região semelhante ao que existe nas cidades gaúchas de Gramado e Nova Petrópolis.O projeto já foi encaminhado ao prefeito Gustavo Fruet e ao presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires.

“A ideia é boa e vale ser discutida. As verbas não precisam vir do setor público, pode ser que se firme uma parceria com algum órgão privado”, sugere ela, que gostaria que a cobertura estivesse pronta antes mesmo da Copa do Mundo do ano que vem.

O trecho que seria coberto tem seis estabelecimentos: três bares, dois restaurantes e um café.

Outras prioridades


A ideia não é malvista pelo presidente da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha, Othon Accioly. Para ele, o projeto mostra que o trecho é reconhecido e que o poder legislativo busca criar condições de conforto a quem transita por ali. Há, entretanto, outras prioridades.

“Nossa preocupação número 1 seria a segurança. Os estabelecimentos e as pessoas que transitam pela praça se sentem ameaçados”, conta. “Estamos tentando instalar câmeras de monitoramento para melhorar essa situação”, acrescenta.

Em segundo lugar, vem a questão cultural. Segundo Accioly, os comerciantes e moradores gostariam que a Casa da Leitura mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) oferecesse mais atividades socioeducativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário