Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ceará: Cid Gomes nomeia o irmão Ciro como secretário de saúde

no Globo (dica da Caroline Rocha)


BRASILIA — Preterido para ocupar o Ministério da Saúde nos governos Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, o ex-ministro da Fazenda na gestão de Itamar Franco, ex-governador e ex-deputado Ciro Gomes finalmente vai ocupar a pasta, mas como secretário de Saúde no governo do irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes. Os cearenses foram surpreendidos no final da semana passada com o anúncio feito por Cid, em sua página nas redes sociais, de que faria uma reforma profunda em seu secretariado, trocando os titulares de áreas sensíveis e estratégicas que passam por momento crítico de muita cobrança da população.

Nesta segunda-feira, ele anunciou a troca de nove secretários e a confirmação do irmão na Saúde.

— Eu escolhi quem, para mim, tem a melhor referência em gestão pública, tem anos de experiência e atuação na vida pública, sempre motivado pelo que é essencial, que é prestar bons serviços à população. Por isso estou nomeando o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes para a secretaria de Saúde — disse Cid Gomes ao anunciar a nomeação do irmão.

Além de enfrentar uma onda de escândalos — o caviargate e compra de helicópteros sem licitação — durante o anúncio, o governador Cid Gomes admitiu fragilidades nas áreas onde fez as substituições. Apesar de faltar sete meses para o fim do prazo de desincompatibilização, ele tentou justificar a saída de alguns, que teriam como motivação candidaturas no ano que vem.

Com a saída do ex-secretário Arruda Bastos da pasta, Cid Gomes reduz o espaço do PCdoB em sua ampla coalizão. Ciro já vinha atuando como uma espécie de eminência parda do governo do Ceará, prestando assessoria informal principalmente na secretaria de Segurança Pública. Ele chegou a fazer um relatório mostrando os problemas na Secretaria de Segurança, o que levou a demissão do coronel Francisco Bezerra. O terceiro irmão, Ivo Gomes, já é secretário de Educação da prefeitura de Fortaleza.

“São todas áreas estratégicas e que requerem absoluta dedicação. Portanto, irei nomear para elas pessoas que se disponham a ficar no comando até dezembro de 2014”, disse Cid em sua página nas redes sociais, alegando que alguns serão candidatos no ano que vem.

O novo secretário da Saúde, Ciro Gomes, já na entrada, mostrou restrições ao programa Mais Médicos, a grande aposta da presidente Dilma Rousseff, para embalar sua reeleição no ano que vem.

— O Mais Médicos, foi mal planejado, mal apresentado, mal embalado, mas que é um bom programa. Minha prioridade será garantir uma melhor condição de saúde para o povo cearense — disse Ciro.

Além de Saúde e Segurança, Cid Gomes afastou os titulares da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria das Cidades, Secretaria do Esporte, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura e do Conselho do Meio Ambiente. Foram nomeados Servilio Paiva (Segurança), Josbertini Virginio (Trabalho), Carlo Ferrentini (Cidades), João Marcos Maia (Fazenda), Paulo Mamede (Cultura) Bruno Vale (Meio Ambiente), Gilvan Paiva (Esporte), e Francisco Sales (Controladoria geral de Disciplina).

— A Secretaria de Fazenda pode ser colocada em qualquer pódio em melhores gastos e economia — elogiou Cid, ao agradecer ao ex-secretário Mauro Filho.

Com a profunda reforma no secretariado, Cid Gomes quer reforçar seu governo e mostrar resultados para lançar um nome a sua sucessão com chances de vitória. No momento ele enfrenta uma queda de braço com o presidente do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos. De olho nos investimentos no Ceará, ele briga pelo apoio do PSB à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário