Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Curitiba adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Município de Curitiba assina neste sábado (21) o termo de adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, do governo federal. O documento que formaliza a adesão será assinado às 11 horas pelo prefeito Gustavo Fruet,  durante o Dia da Cidadania Especial (Dices), no Parque Barigui.
A adesão de Curitiba, de municípios da região metropolitana e dos Campos Gerais contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.
O Plano Viver sem Limite usa as metas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, que foi ratificada pelo Brasil com equivalência de emenda constitucional. Promove uma articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. O Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014. Esses recursos são usados para equipamentos e obras de acessibilidade. Ainda não está confirmado quanto deste montante vem para Curitiba.
Dia da Cidadania Especial
Para celebrar a cidadania da pessoa com deficiência, acontece neste sábado (21), no parque Barigui, o Dia da Cidadania Especial, com atividades de lazer, cultura, esporte, saúde, informações, e demais serviços das diferentes esferas públicas, instituições de ensino e de instituições que atendem a pessoa com deficiência.
“São mais de 30 entidades oferecendo gratuitamente desde corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, minioficina de libras e, até a distribuição de mudas de árvores nativas”, disse Mirella Prosdocimo, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.
O evento começa às 9 horas, com palco instalado ao lado do Salão de Atos do Barigui. Às 10 horas, haverá apresentação de dança com a APAE de Piraquara, seguido pelo aulão de ginástica da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Após, exibição de dança com alunos da Escola Municipal de Educação Especial Helena Antipoff .
Em seguida à assinatura do Viver sem Limites, o palco terá som mecânico, apresentação da Big Belas Band* (grupo da Escola de Música Belas Artes); dos Cantores de Angola, teatro de fantoches da Secretaria Municipal da Defesa Social, Hip Hop pelo grupo do Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação, dança com o grupo da APABB - Associação de Pais, Amigos e Comunidade do Banco do Brasil.
O Dices conta ainda, com a apresentação do circo Trupe Novembro, da Fundação Cultural de Curitiba; dança pelos "Amigos do Sabará" e, no encerramento, às 16 horas, show com  A Banda Mais Bonita da Cidade.

Assinatura do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite
Data: sábado, 21 de setembro
Horário: 11 horas
Local: Parque Barigui, no gramado ao lado do Salão de Atos

Confira os serviços oferecidos no Dices:
Fundação de Ação Social -  corte de cabelo; contação de histórias; mostra de artes; pintura em tela;  oficinas de musicalização, desenho, pintura facial, dobradura e oficina das sensações.
Trânsito  - minicircuito, vivências e esquetes educativas
Abastecimento – agricultura urbana, educação alimentar e unidade móvel de segurança alimentar
Defesa Social – teatro de fantoches
Trabalho e Emprego – encaminhamento para emissão de carteira de trabalho e vagas de emprego para quem portar a Carteira de Trabalho (veja a lista de documentos necessários em:www.curitiba.pr.gov.br) e vagas de emprego (o candidato deve estar com a carteira de trabalho em mãos);
Finanças – emissão de alvará e certidão negativa de débitos,  orientação sobre tributos municipais IPTU e ITBI e como emitir alvará de autônomo comercial e MEI – Microempreendedor Individual
Esporte, Lazer e Juventude - apresentação de dança, jogos de mesa, brinquedos infláveis, participação de para-atletas, skate inclusivo e aulão de ginástica.
Meio Ambiente – distribuição de mudas, doação e microchipagem* de animais.
* Serviço realizado somente para residentes em Curitiba. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência.
Saúde -  ônibus Cárie Zero e ônibus Adolescente Saudável.
Fundação Cultural – apresentação de circo, música e contação de história
Educação – comercialização de produtos de escolas municipais de educação especial Ali Bark, Helena Antipoff  e Tomas Edson e oficina de artesanato do Comunidade Escola.
Pessoa com Deficiência – cadastro de pessoas com deficiência, divulgação e orientação do transporte acesso e demais serviços.
Mulher – divulgação da Lei Maria da Penha e serviços municipais voltados à mulher.
Copel – pesquisa de satisfação, divulgação da fatura em Braille e tarifa social.
Secretaria de Estado da Educação – demonstração de tecnologias, lupa eletrônica, linha Braille, impressora Braille, jogos pedagógicos, materiais adaptados e máquina Braille
Biblioteca Pública do Paraná –  livros em Braille, audiolivros e jogos para pessoas com deficiência visual.
Universidade Positivo – canoagem como ferramenta na educação ambiental inclusiva.
Uninter – minioficina de Libras.
Faculdades Integradas Espírita – técnica de yoga,  reflexologia, tuiná, auriculoterapia, quick-massage, cromoterapia, avaliação nutricional e postural e apoio psicológico.
Faculdade Evangélica do Paraná – importância do paradesporto e prevenção de câncer de mama em pequenos animais.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – consultoria sobre o Programa da tecnologia Assistiva para o fornecimento gratuito de bengalas para deficientes visuais.
Instituto Federal do Paraná – jogos acessíveis e materiais didáticos adaptados.
Universidade Tuiuti – orientação vocacional, avaliação postural, antitabagismo, avaliação e orientação nutricional.
Faculdade Estácio – orientações jurídicas
SESI/SENAI/ IEL – Instituto Ewaldo Lodi - oferta de vagas para pessoas com deficiência nas empresas parceiras.
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – tecnologia assistiva, orientação sobre órtese e prótese, orientação postural para cuidadores e orientações para atividades da vida diária.
UNILEHU – Tenda das sensações.
Tribunal Regional Eleitoral – orientação para emissão de título de eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário