Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Curitiba: Novo modelo das unidades de saúde apresenta bons resultados

via PMC

O secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, e a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, visitaram nesta terça-feira (10) as unidades de saúde (US) Camargo (no Cajuru) e Bairro Novo (no Bairro Novo). As duas atendem no modelo Saúde da Família e trabalham com o horário estendido, até as 22 horas.
O secretário mostrou para a vice-prefeita algumas mudanças significativas que estão sendo feitas na rede de atendimento à saúde de Curitiba. Segundo Massuda, o grande desafio desta administração é melhorar o acesso e a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “É um conjunto de iniciativas que passa pela melhoria da estrutura física das unidades, mudanças no processo de trabalho e qualificação e ampliação do número de profissionais que atuam na atenção primária”, afirmou.
“Para nós é fundamental aumentarmos o número de médicos no nosso sistema de saúde. Devemos sempre priorizar a população e as suas demandas”, disse Mirian Gonçalves.
Na US Camargo, a vice-prefeita conferiu a reforma realizada no início do ano, por meio do Requalifica SUS do governo federal, que incluiu a troca do forro e pintura interna e externa. Além disso, a unidade está trabalhando com sete equipes de Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Uma das equipes é comandada por um médico do programa Mais Médicos e outra por dois residentes em Saúde da Família e Comunidade.
“A equipe está bem integrada e isso tem atraído cada vez mais usuários. O nosso número de cadastros definitivos na unidade subiu de 17 mil para 21 mil. O número de atendimentos na Odontologia praticamente triplicou, fomos de mil atendimentos mensais para 2.884. Tudo isso através da ampliação do acesso”, conta a autoridade sanitária Simoni Rothbarth Lima.
A população tem sentido esta diferença. Segundo a vigilante Patrícia de Paula Silva, que utiliza os serviços da unidade desde pequena, está mais fácil conseguir consultas médicas. “Agora eles estão resolvendo o problema da gente. Os médicos são atenciosos e conseguimos consultas”.
Bairro Novo
A comitiva também visitou as instalações e conversou com os profissionais da Unidade de Saúde do Bairro Novo, que também passou por reforma e aguarda a chegada de um médico do programa Mais Médicos para fechar as seis equipes de Estratégia Saúde da Família. Nas equipes também atuam médicos residentes da PUC e uma médica do Provab (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica).
O Bairro Novo se destaca pela mudança feita no acesso do usuário ao sistema. Com avaliações diárias, pela manhã e tarde, a população consegue ser atendida no mesmo dia e com horário marcado. “Acabamos com as filas das consultas. Pela manhã os pacientes chegam, são avaliados pelo seu enfermeiro de referência e, quando necessário, já marcam a consulta com o seu médico. Assim conseguimos atender quem mais precisa na hora que precisa”, explicou Kátia Bosso, autoridade sanitária.
“Ainda temos importantes mudanças para fazer no SUS Curitiba, mas estamos trabalhando para aumentarmos a qualidade do atendimento a população. Melhorando o acesso e investindo na capacitação dos nossos profissionais”, ressaltou Massuda.
Requalifica SUS
Através do programa do Ministério da Saúde, Requalifica SUS, a Secretaria Municipal de Saúde irá reformar, até o final deste ano, 97 unidades de saúde. O programa prevê melhorias no piso, no telhado, no forro e na pintura que garantirão aos usuários e profissionais de saúde ambientes mais agradáveis e confortáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário