Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Implantação de teste para HIV e sífilis em Manaus será apresentado na #ivmostra #mostrasaude

no Em Tempo

O processo de implantação dos testes rápidos para HIV e sífilis nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi um dos trabalhos selecionados para apresentação na 4ª Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, marcada para o período de 12 a 15 de março de 2014, em Brasília.
O evento é organizado pelo Ministério da Saúde e pretende reunir dez mil pessoas, entre profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dando visibilidade às experiências de sucesso executadas na Atenção Básica em todo o Brasil.


A chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Adriana Raquel de Souza, explica que a mostra é um espaço para a troca de experiências entre os profissionais do SUS, permitindo a reflexão sobre o processo de melhoria dos serviços na atenção básica.

“Os testes rápidos para HIV e sífilis estão disponíveis desde 2009 pelo Ministério da Saúde, porém foi a partir de 2013 que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus passaram a oferecer os exames à população, priorizando grávidas e seus parceiros, bem como pacientes em tratamento para tuberculose”.


Atualmente, a rede municipal de saúde oferece os testes rápidos para HIV e sífilis em 41 UBSs, distribuídas nos distritos de saúde Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural (área terrestre e fluvial), incluindo a Unidade de Saúde Fluvial Semsa 4 (Barco Catuiara).

“Mensalmente, são realizados em média 625 testes rápidos para HIV e 610 para sífilis. O principal objetivo é a detecção precoce, evitando o agravamento da doença e reduzindo os casos de transmissão vertical da sífilis e HIV, que ocorre da mãe para o feto”, ressalta Adriana Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário