Páginas

domingo, 16 de março de 2014

Ponte estaiada sem rio da dupla Ducci/Richa batendo recordes mundiais!

Por: Margarita sem censura, reproduzido no XV Curitiba

A China inaugurou ano retrasado sobre o mar, a ponte estaiada de Jiaozhou, a mais extensa do mundo, com 42 quilômetros de extensão. Liga o porto leste de Qingdao à ilha de Huangdao e teve investimento de U$ 2,3 bilhões. Imaginem, 42 km sobre o mar, e ainda aí incluído um túnel submarino, obra notável que mereceu grande esforço e demanda especializada. A construção levou pouco mais de quatro anos, começou em maio de 2007. A ponte estaiada dos chineses é sustentada por mais de 5 mil pilares.


Segundo o livro dos recordes Guinness, a ponte sobre a água, até então considerada a maior, ficava no lago Pontchartrain, na Louisiana-EUA. A obra chinesa é 4 quilômetros mais extensa que a recordista anterior.
Na China, a ponte estaiada de 42km custou 2,3 bilhões de dólares. Logo, 129m desta ponte custaram US$ 6,79 milhões, ou seja, R$ 13,5 milhões.
Em Laguna, uma ponte estaiada de 3km custou R$597 milhões. Logo, 129m desta ponte custariam R$25,6 milhões.

Em Curitiba, a ponte estaiada terá apenas 129 metros e vai custar, por enquanto, R$ 107 milhões. Os mesmos 129 metros custariam na China R$ 13,5 milhões, e os mesmos 129 metros custariam em Laguna-SC, R$ 25,6 milhões. 
Na ponte estaiada de Laguna, a engenharia vai demandar mais de 1,3 mil trabalhadores na obra. E vai incluir dragagem da lagoa,  onde é estimada a retirada de 500 mil metros cúbicos de areia do canal. A obra já começou e vai possibilitar a passagem de balsas entre o canteiro e o local de construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, entre os bairros de Cabeçudas e Bananal.
Em Curitiba, na obra da ponte estaiada, foi construida sobre a terra. Sobre uma avenida, a Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres. Não há qualquer água passando por ali, nem um riacho, e muito menos mar. E também não será necessário dragar 500 mil metros cúbicos. Muito menos construir um túnel submarino de 42 quilômetros, como na China, ou dragar lagoas, como em Laguna.
Mesmo assim, a ponte estaiada de Curitiba está sobejamente mais cara. Veja, os 129 metros de extensão, por 25 de largura, estão estimados em R$ 107 milhões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário