Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A receita revolucionária da Cida para combater a Depressão: o "psiquiatra caminhoneiro"

Escutei hoje cedo no rádio:

A vice-governadora Cida Borghetti, candidata a reeleição (ela ocupa o cargo mas continua vice, porque o governador em exercício todo mundo sabe quem é) apresenta proposta surreal para enfrentar "o  mal do século" que, esclarece ela, é a "Depressão".

Segundo a vice, ela vai colocar CARRETAS E CONTAINERS, especialmente equipados para fazer o diagnóstico, dotados de equipes completas, com médicos e psiquiatras, que vão levar a saúde a todos os cantos do estado...

A proposta é tão surreal que sequer consta do Plano de Governo divulgado na internet.

Começa pela idéia que vai resolver a questão da Depressão através de carretas itinerantes que vão rodar os milhares de quilômetros de estradas do Paraná parando nos lugares necessitados... 

Carretas "especialmente equipadas para fazer o diagnóstico". Oi???? A comunidade internacional ainda não foi informada sobre isso? É revolucionário!!! Equipamentos para fazer diagnóstico da Depressão! Como foi que ninguém pensou nisso antes???

A carreta contará com equipe completa com "médicos e psiquiatras". Sim! Porque até o reino mineral sabe que médicos e psiquiatras são coisas muito diferentes entre si. As pessoas evitam falar disso para não parecer preconceito, mas a Cida teve a coragem de falar.

Não precisa de rede de atenção, não precisa de vínculo, não precisa de acolhimento. É só entrar lá na carreta especialmente equipada e fazer o diagnóstico. Daí, imagino, receita uns comprimidos (que podem ser entregues pelos Correios para agilizar e diminuir custos) e está tudo resolvido... Sensacional!

Na evolução, quem sabe, poderemos ter uns totens de auto-atendimento para saúde mental estrategicamente colocados em locais com alta probabilidade de transito de pessoas com depressão: como igrejas, filas de emprego, guichês do SEPROC e no terceiro andar do Palácio Iguaçu.

Genial!!!

Resta saber quando vai ser aberto o concurso - ou a licitação para contratar terceirizados tão ao gosto da turma dela - para os psiquiatras caminhoneiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário