Páginas

sábado, 12 de setembro de 2020

"Hoje uma pessoa que não conheço me chamou de 'médica do postinho' "

no FB da Luiza Rodrigues*

Hoje uma pessoa que não conheço me chamou de “médica do postinho”. Foi uma tentativa de ofensa, de diminuir minha capacidade. Mas não fiquei ofendida não, moça... 

Porque é aqui no postinho que sinto o SUS pulsando em sua forma mais pura. Em sua forma mais acessível. Em sua forma mais bonita. 

Porque aqui no postinho conheço meus pacientes pelo nome, pela história e aprendo todos os dias com eles. Me permito aprender. 

Porque aqui fazemos de tudo: pré-natal, puericultura, colhemos preventivo e colocamos DIU, cuidamos de diabéticos e hipertensos, tratamos tuberculose e HIV. Fazemos de tudo com excelência. 

Porque aqui no postinho trabalho com pessoas que vão mudar o mundo de pouquinho em pouquinho. Que sonham gigante e que se desdobram todos os dias por uma saúde universal. Que chega aonde ninguém mais chega. 

Porque aqui no postinho vejo profissionais que sabem muito, compartilhando decisões com paciente e que admitem não saber tudo. 

Porque aqui, mesmo desvalorizados e lutando contra uma gestão que quer nos desmontar, estudamos e nos reinventamos todos os dias pra caber em realidades que muitas pessoas nem sabem que existem. 

Porque aqui quando o paciente não vem até nós, nós vamos até ele. 

Porque aqui cuidamos quando o hospital devolve. 

Porque seguimos, todos os dias, resistindo. Mesmo que sem papel, remédio ou qualquer outra coisa que esteja em falta. 

Porque quando estou aqui consigo vislumbrar o mundo que acredito. 

Eu sou médica do postinho sim, com muito orgulho. Sou médica de família e comunidade.

* Luiza Rodrigues é Médica de Família e Comunidade (com muito orgulho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário