Jornal de Londrina
Cidade é referência no Brasil e está disputando com outras dez cidades no país. Avaliadora do Ministério da Saúde esteve em Londrina para conhecer as ações
As ações de incentivo ao aleitamento materno em Londrina podem ser premiadas dentro de um mês. A cidade concorre com outras dez ao Prêmio Bib Vogel, do Ministério da Saúde, que premia bons trabalhos desenvolvidos na área. De acordo com a coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno (Calma), Lilian Poli de Castro, se Londrina ganhar o prêmio significa o reconhecimento das ações na cidade, que são referência nacional.Lilian explicou que o programa Rede Amamenta Brasil, adotado pelo Ministério da Saúde no ano passado, nasceu em Londrina. “Nós fazemos formação de profissionais para trabalhar a questão do aleitamento nas unidades de saúde. Em 2007, fomos convidados a ampliar nacionalmente o projeto”, afirmou. Além disso, outros programas estão sendo avaliados, como o banco de leite.
Uma avaliadora do ministério esteve na cidade nesta semana para conferir os trabalhos desenvolvidos na cidade. “Ela veio ver se as ações que foram colocadas no relatório realmente existiam”, disse Lilian. Conforme a coordenadora do Calma, a avaliadora se mostrou animada com os resultados encontrados em Londrina. “Ela ficou animada e interessada com o que viu”, contou.
Em Londrina foram visitadas duas unidades básicas de saúde; o Comitê de Aleitamento Materno; o Banco de Leite do Hospital Universitário; a Maternidade Municipal Lucilla Balalai; o Hospital Evangélico; o Hospital Universitário e o Centro de Lactação do Hospital das Clínicas. O resultado da premiação deve sair em um mês. Cinco, das dez cidades concorrentes, serão premiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário