Gripe A comprova a importância dos servidores do Lacen
Quando um há um grave problema de saúde pública, como surtos, pandemias e epidemias, uma das unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) que ganha destaque é Laboratório Central do Estado (Lacen). Isso ocorre pois os resultados emitidos pelo Laboratório apontam a gravidade da situação e ajudam a definir a política estadual de saúde para lidar com o problema. Ou seja, agora, com a Gripe A, o Lacen está na linha de frente no combate à doença.
Para atender a demanda crescente de exames, os servidores estão trabalhando em regime de turnos ininterruptos para atender aos interesses e necessidades da saúde da população paranaense. Foi assim na epidemia de cólera e nos surtos de toxoplasmose e de dengue. Agora, o mesmo acontece.
No entanto, mesmo com toda a dedicação, os servidores não estão recebendo nenhuma refeição nos turnos. O SindSaúde/PR – Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde – considera que os trabalhadores do Lacen devem ganhar o reconhecimento por desempenhar uma função vital nesse momento de pandemia. Por isso, realiza nessa terça-feira, 18 de agosto, às 14 horas, um ato de solidariedade aos servidores do Lacen Guatupê, em um café com os trabalhadores.
"Desde o início da pandemia, os servidores do Lacen tiveram um papel fundamental para realizar o diagnóstico dos exames. Mas não basta, como o governo do Estado anunciou, ter equipamentos de última geração. São os servidores que possuem as habilidades de operar esse maquinário e processar os resultados", afirma a coordenadora do SindSaúde, Elaine Rodella. "O sindicato conhece a realidade dos trabalhadores do Lacen e o importante trabalho que vêm realizando pela saúde dos paranaenses, mesmo em condições adversas", diz ela.
Serviço:
Ato de solidariedade aos servidores do Lacen Guatupê
Dia 18 de agosto, terça-feira, às 14 horas
Local: Rua Sebastiana Santana Fraga, 1001 - Bairro Guatupê - São José dos Pinhais/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário