Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Partido propõe reconstruir o Muro de Berlim

Do Globo Online:

Seis semanas antes das eleições federais da Alemanha, um novo partido, chamado simplesmente de Die Partei (O Partido), faz campanha pela reconstrução do Muro de Berlim, cuja queda completa 20 anos em novembro.

O partido, como mostra a reportagem da correspondente Graça Magalhães-Ruether, não pode ter candidatos eleitos, porque foi excluído da lista eleitoral devido ao seu caráter humorístico, porém toca num assunto que mexe com os alemães da antiga Alemanha Ocidental: a transferência de mais de um trilhão de euros para o leste nos últimos anos, os gastos elevados em projetos de prestígio no leste em detrimento das cidades ocidentais, que têm ruas e prédios escolares em estado deplorável.

Em muitas cidades do leste, a economia vai mal, o desemprego é grande, mas as estradas são as mais modernas da Europa, embora pouco frequentadas, já que cortam cidades que estão sendo abandonadas pela população jovem por falta de perspectivas.

Martin Sonneborn, o presidente do Partido, diz que a ideia de reconstrução do muro, embora satírica, encontraria muitos adeptos no Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário