Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

População será estimulada pelo SUS para uso racional de medicamentos

na página do CONASEMS

O Comitê Nacional para a promoção do Uso Racional de Medicamentos também vai oferecer a partir do ano que vem, um módulo de Educação a Distância para Prescritores de Medicamentos

A Ouvidoria Geral do SUS vai inserir spots no Disque Saúde sobre a importância de se evitar a automedicação. Os spots devem estar acessíveis a população dentro de um mês. Além disso, em todos os acessos via web os internautas receberão um texto sobre uso racional de medicamentos. A definição se deu durante o segundo dia da 9a reunião ordinária do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, em Brasília.
A Ouvidoria também se colocou a disposição do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde para fornecer informações que subsidiem a revisão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). "Queremos estreitar os laços para que a Ouvidoria seja um canal de promoção do uso racional de medicamento", afirma o técnico Esdras Pereira, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
Segundo a secretária-executiva do Comitê, Silvana Leite, a troca de informações é importante para que o atendimento aos cidadãos seja feito com as informações mais atualizadas e que de fato resolva a demanda do usuário.

O Comitê Nacional para a promoção do Uso Racional de Medicamentos também vai oferecer a partir do ano que vem, um módulo de Educação a Distância para Prescritores de Medicamentos. O curso é resultado de uma parceria do comitê, com o Departamento de Assistência Farmacêutica e da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Universidade Estadual Paulista - Botucatu.
Também será feito um trabalho de sensibilização junto as entidades participantes para notificação de reações adversas relacionadas a novos medicamentos. A intenção é propor uma campanha entre as entidades participantes do Comitê para que os profissionais de saúde efetuem a notificação junto ao sistema da Anvisa, possibilitando o monitoramento de possíveis problemas decorrentes da utilização de medicamentos recentemente colocados no mercado brasileiro.
Durante o segundo dia de reunião, a coordenadora geral de Pesquisa e Processamento de Demandas da Ouvidoria-Geral do SUS Maria Augusta Assiratti apresentou ao grupo, o relatório da Ouvidoria sobre a área Assistência farmacêutica. No total de demandas atendido pela Ouvidoria em 2008 foram mais de 7 milhões de ligações, e em 2009 já são 3 milhões. Cerca de 120 atendentes fazem o trabalho junto ao cidadão.
A Farmácia Popular foi o terceiro tema mais procurado em 2008 com 40.964 acessos e a Assistência Farmacêutica corresponde ao nono tema, com 10.798 acessos em 2008. Dentre as informações mais solicitadas estão "Como obter medicamentos pelo SUS" (9.357 acessos) e em segundo lugar (848 acessos) sobre os "Medicamentos de Dispensação Excepcional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário