Gilceley T. dos Santos - psicanalista
A Nova Clínica atendimento em Psicanálise sob supervisão de Gilceley Santos, firmou acordo de atendimento clínico gratuito à todas as crianças e também à equipe responsável pela Administração da Instituição "Lar André Valério Corrêa", Fundação Francisco Bertoncello.
Para isso contamos a partir deste ano, com analistas membros da ALCEP/ Curitiba Luciana Basso, Luciana Nunes da MottaTavares, Sylvia Floriani, Eliane Teixeira Mendes. Em 2009 incluiremos mais alguns analistas nesta atividade.
O Lar é destinado ao acolhimento afetivo, educação e manutenção saudável das crianças que lá estão. Mais do que um "orfanato", é uma casa que abriga estas crianças sob a guarda de pais sociais que lá moram e os adotam como filhos.
Costumo dizer a todos que me ouvem em curso, que só há um filho verdadeiro: "O ADOTIVO".
Como se sabe, mesmo filhos biológicos, uma vez que seus pais não os adotem afetivamente, estarão fadados ao "orfanato" afetivo. O que os transformará em sujeitos abandonados, mesmo quando vivem em casa com seus pais biológicos. A Adoção (Ato de acolher, aceitar voluntariamente, assumir um ser como sendo seu filho próprio) é portanto um gesto fundamental e necessário, para filhos biológicos ou não, como condição essencial para a constituição de um sujeito relativamente equilibrado em suas emoções e capacidades intelectuais.
A equipe administrativa da Fundação, é formada por pessoas que tem como nós um desejo insistente de ir além.
Além da reclamação predominante, que insiste em dizer que nosso país não progride na educação de seus indivíduos com necessidades primárias não atendidas.
Estamos dispostos junto aos que mantém aquela Instituição com seu trabalho ininterrupto, a fazer o nosso possível para contribuir numa diferença, que mesmo sendo pequena, (se comparada a necessidade existente), poderá trazer uma significativa melhoria, ao menos nas vidas daquelas crianças.
Por acreditar mais na ação como fonte de multiplicação de atitudes eficazes, do que na falácia diplomática e política ou na crítica repetitiva e inócua é que o fazemos.
Atenderemos gratuitamente à esta Instituição não por caridade, benevolência ou virtude.
Atendemos pelo desejo de dar a nossas vidas, um constante resignificar,que nos leve além do já conseguido como seres humanos.
Um desejo de ir além da crítica pela crítica, ir além da sensação de impotência diante das diferenças brutais que a vida nos impõe.
Atendemos a esta Instituição acima de tudo por um desejo "egoísta".
Esta afirmação não quer depreciar o nosso ou qualquer outro ato em si de ajuda às Instituições carentes, apenas pretende deixar claro, a que este ato se destina sem enaltece-lo romanticamente e demais. Queremos apenas deixar nítido que a Intervenção Social por nós praticada, faz valer também o nosso desejo.
Com objetivo de minimizar também as nossas carências pessoais, muitas vezes não tão primárias quanto as destas crianças, mas por vezes tão aterradoras e destrutivas quanto a falta de subsídios primários pode promover.
Esta ação pode parecer apenas uma doação, mas na verdade não é.
Ela é sim para nós como para todos e sempre, mais uma forma de agir em direção ao que nos faz sentir se bem.
O analista pode e deve fazer intervenções na cultura, resignificando seu ser, a cada passo um pouco mais, como um modo de pensar e estar na vida.
Por não esquecer que sua permanência e seu sentido na vida restam sempre fugaz, a intensidade de suas experiências na vida é que dirão de seu aproveitamento dela.
O Psicanalista não acredita na felicidade do "sorriso besta" como forma de bem viver, acredita na intensidade empregada nela como prova de vida bem cumprida.
Se é ato de diferença o que ele sugere aos seus próximos como estímulo ao bem estar, que seja ato de novidade também o que ele realiza.
O lar André Valério Corrêa
Fundação Francisco Bertoncello
Recebe todo tipo de doações pelo telefone: (41) 3656-7575
{ Inclusive objetos que possam lhe parecer sem utilidade nenhuma }
Convidamos a todos para visitar nosso novo site: www.psicnovaclinica.com.br
Gilceley Santos
Caríssimo.
ResponderExcluirSurpresa agradabilíssima , poder estar entre teus estimáveis escritos.
Abç terno.
Gilceley Santos
É uma honra poder abrigar o teu trabalho em meu humilde blog...
ResponderExcluirBeijão, Mario