Kate Kelland, REUTERS
LONDRES - Uma molécula encontrada em um dos ingredientes do curry pode matar células de câncer do esôfago em laboratório, disseram cientistas nesta quarta-feira, sugerindo que ela poderia ser desenvolvida como tratamento contra o câncer.
Pesquisadores do Centro Cork de Pesquisas de Câncer, na Irlanda, trataram células de câncer do esôfago com curcumina -- substância química encontrada no condimento cúrcuma, que confere ao curry sua cor amarela típica -- e constataram que a substância começou a matar as células cancerosas em menos de 24 horas.
As próprias células também começaram a digerir a elas mesmas, disseram os cientistas em estudo publicado no British Journal of Cancer.
Estudos científicos anteriores sugeriram que a curcumina fosse capaz de suprimir tumores e que as pessoas que comem muito curry podem ter tendência menor a apresentar a doença, embora a curcumina perca suas qualidades anticancerígenas rapidamente depois de ingerida.
Mas Sharon McKenna, autora principal do estudo irlandês, disse que o estudo sugere a possibilidade de cientistas desenvolverem a curcumina como droga para o tratamento do câncer de esôfago.
O câncer do esôfago mata mais de 500 mil pessoas no mundo todos os anos. Os tumores são especialmente mortíferos. Os índices de sobrevivência dos doentes são de apenas entre 12 e 31 por cento.
COMENTÁRIO: A Cúrcuma é conhecida aqui no Brasil como "Açafrão da Terra" e na feira de orgãnicos é possível encontrar a raiz (fresca) de onde ela é extraída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário