Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

76% acham Lula melhor que FHC, o que prejudica Serra

cnt/sensus


A preferência da população pelo governo Lula em detrimento do de FHC vem prejudicando o candidato José Serra. A informação é do diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes e do presidente da CNT, Clésio Andrade.

De acordo com a pesquisa divulgada hoje, 76% da população consideram Lula melhor que FHC. Outros 11,1% pensam que os dois governos são iguais.

Para 3% dos entrevistados, o governo de FHC foi melhor que o de Lula.

Esse mesmo percentual, 3%, diz respeito a pessoas que só votariam num candidato indicado por FHC.

Quando a indicação parte de Lula, 20,1% dos entrevistados dizem que o nome oferecido seria o único em que votariam.

O contrário é pior para FHC. Dos entrevistados, 49,3% disseram que não votariam num candidato indicado por FHC. Outros 16% disseram que não votariam num nome indicado por Lula.

"Serra está caindo devido ao apoio do FHC. Ele está muto ligado ao ex-presidente, que fala em seu nome e o coloca na mídia. Sem contar que ele foi ministro em seu governo", explicou Clésio, ex-vice governador de Aécio Neves entre 2003 e 2006.

Mesmo sem ter dados comparativos precisos entre as pequisas anteriores, Guedes acredita que, na média, Serra vem perdendo votos, "cerca de 15 pontos em um ano".

"Ele era um candidato mais forte no inicio do ano", disse.

A comparação do diretor é feita entre o melhor cenário para o tucano, em janeiro, quando a CNT/Sensus o mostrou com 46,6% das intenções de voto, contra o pior, na última rodada da pesquisa, neste mês, em que Serra aparece com 31,8%.

Os adversários no melhor cenário eram Heloísa Helena e Patrus Ananias. No pior, Dilma Rousseff, Ciro Gomes e Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário