Em um primeiro momento foram realizados cursos em todas as 8 macrorregiões do estado e até o final de 2009, todas as 24 regionais de saúde terão sido contempladas. Também foram realizados cursos para turmas específicas da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e – experiência inovadora – um curso conjunto para técnicos do Hospital Universitário e da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. O total de técnicos capacitados ainda está sendo consolidado pela SESA, mas supera 1000 (entre estado, municípios e técnicos do SEAUD - PR).
O módulo de Auditoria do CBRCAA tem sido um diferencial no curso, uma vez que tem sido totalmente voltado para a introdução do conceito da “Auditoria da Gestão”. Esta estratégia tem sido adotada com êxito, no sentido de apresentar a auditoria como uma fundamental ferramenta de gestão, o que amplia os horizontes de atuação diante do conceito erroneamente difundido de auditor “revisor”, “carimbador” ou “autorizador” de guias e AIHs ou o conceito reducionista que pretende limitar a área de atuação da auditoria ao espectro da “Auditoria Clínica”.
No módulo de Auditoria os participantes participam da simulação de uma auditoria de gestão baseada em um “caso-problema”. Realizam o Planejamento, a Fase Analítica, sugerem a composição da equipe, elaboram um Roteiro de Auditoria e concluem destacando as principais constatações e recomendações que caberiam no caso.
Esta estratégia permite deixar mais evidentes as diferenças que existem entre as atividades próprias da Regulação, do Controle e da Avaliação e aquelas da Auditoria, que não pode – por questões de cunho técnico e legal – estar envolvida na rotina dos processos autorizativos.
No município de Imbituva, 28 000 habitantes a aproximadamente 160 km de Curitiba, trabalha a Dra Gisele Pedrini, uma capixaba que adotou o Paraná. Dra Gisele foi capacitada pelo CBRCAA e – em um segundo momento – qualificada em um Curso de Capacitação de Tutores. Durante auditoria realizada em Imbituva em Outubro de 2009, ela contou para a equipe do SEAUD – PR que o CBRCAA contribuiu para melhorias na realidade do sistema municipal de saúde:
“Eu aprendi muitas coisas no curso. Quando voltei para cá eu coloquei as apostilas debaixo do braço e mudei a forma de atuação da auditoria.”
Hoje em dia Dra Gisele não se limita a apenas “auditar” o único hospital que existe no município, mas passa pelas Unidades Básicas de Saúde verificando se elas estão com alguma dificuldade, verifica os processos recebidos pela Ouvidoria e auxilia diretamente a gestora municipal na melhoria dos processos de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário