Páginas

domingo, 15 de novembro de 2009

Dona Marta e o padrão Kamel de eugenia

Por Henrique Marques Porto no blog do Nassif

Nassif,

“O Globo” ataca outra vez. São recorrentes em O Globo matérias, série de reportagens a artigos pregando o despejo generalizado das favelas do Rio. O jornal costuma propôr uma espécie de “solução final” para a pobreza. Não para acabar com ela, é claro. Mas para escondê-la nas periferias e liberar áreas nobres do Rio para a especulação imobiliária.

Na edição de hoje o alvo é o Morro Dona Marta. Pegou carona na visita de meia hora que Madona fez ao morro esta semana. Diz o jornal do Kamel:

“RIO – Um levantamento feito pelo GLOBO revela que, desde 1983, o poder público – União, estado e prefeitura – investiu um total de R$ 123 milhões em obras ou programas sociais no Morro Dona Marta, que virou o modelo do projeto do governo do estado, de pacificação de favelas. Com esse dinheiro, seria possível indenizar em R$ 84 mil cada um dos 1.460 donos de imóveis da favela, em Botafogo, reportagem de Fábio Vasconcellos publicada neste domingo. O valor é suficiente para a compra de um apartamento de dois quartos em bairros da Zona Norte, como a Tijuca – perto de favelas.”

(clique aqui)

Mentira cabeludíssima anunciada com a cara-de-pau costumeira! A conta do repórter soma TODOS os investimentos feitos em quase três décadas! De reforma simples de pequenas creches a obras de maior vulto. Inclui como “investimento” até a segurança que é dever do Estado, assim como a saúde e e ensino básico!

O funcionário do Kamel fecha a conta calculando indenização a “1.460 donos de imóveis da favela”. Ocorre que o Dona Marta tem cerca de 10 mil habitantes em cerca de 2.500 moradias -cálculo feito pela Associação de Moradores da comunidade, pois não foi realizado nenhum censo.

Se o Governo do Estado e a Prefeitura adotassem a proposta insana de “O Globo” o resultado seria colocar rigorosamente nas ruas mais de mil famílias!

E ainda sonham com uma vitória nas eleições do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário