Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2010

Artame Gallery: Arte e Solidariedade encerra as comemorações do ano da França no Brasil

no Portal da Saúde MS


Museu de Imagens do Inconsciente e Centro Cultural Justiça Federal expõem trabalhos de artistas franceses e brasileiros até 31 de janeiro de 2010

Em uma parceria entre Brasil e França, o Centro Cultural da Saúde (CCS) leva aos cariocas a exposição Artame Gallery: Arte, Solidariedade e Museu de Imagens do Inconsciente em duas montagens no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e Museu de Imagens do Inconsciente (MII), que recebem até 31 de janeiro de 2010, admiradores e curiosos que queiram conhecer a arte francesa. As mostras exploram a arte como forma de expressão, respeitando a ética e a diversidade, por meio de pinturas em diversos tipos de técnicas, instalação, tricô, obras digitais, dentre outros trabalhos.

De acordo com a coordenadora do CCS, Jussara Fernandes Valladares, essa parceria começou ainda em 2008, quando a Artame Gallery os procurou para sediar uma exposição coletiva com artistas franceses. Como o prédio estaria passando por reformas este ano, a opção foi, então, participar de processo seletivo de projetos de exposições no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro. Resultado: O CCS foi aprovado e convidou o Museu de Imagens do Inconsciente para fazer uma parceria.

Para organizar tudo, foi necessário praticamente um ano de trabalho, envolvendo os mais diversos profissionais, brasileiros e estrangeiros. Jussara Valladares explica que as obras selecionadas pelo Brasil foram produzidas por freqüentadores contemporâneos dos ateliês do Museu de Imagens do Inconsciente e do Centro de Atenção Psicossocial Espaço Aberto ao Tempo. “Eles acreditam ser o convívio e o afeto a mola propulsora da criatividade, onde as emoções encontram o caminho de transformação e superação”, explica.

A Artame Gallery é um Grupo de Ajuda Mútua, reconhecido pelo Ministério da Saúde da França. Atua como uma galeria-espaço de criação, de trabalho individual e coletivo, de encontros e trocas, em um bairro popular de Paris. Segundo os artistas, a Artame conjuga valores de vida ideais, como a ajuda mútua, a amizade, o respeito e a igualdade para todos e para cada um.

Depois dessas montagens no Brasil, Artame Gallery e CCS pretendem que as exposições possam ser montadas na França e que os artistas brasileiros também possam viajar para lá, proporcionando outra oportunidade de intercâmbio cultural.

Sobre o CCS:
O Centro Cultural da Saúde tem o objetivo de integrar os campos da informação e da comunicação. Utilizando-se de uma linguagem criativa e atraente, permite ao público conhecer e compreender aspectos históricos, sociais, políticos e científicos da Saúde Pública no Brasil, incentivando a participação da sociedade nas questões de saúde e favorecendo a adoção de práticas de prevenção e cuidados para uma melhor qualidade de vida.

Inaugurado em 2001, o CCS já abrigou as mostras Memória da Loucura, Cinco Artistas de Engenho de Dentro, A Saúde Bate à Porta, Sociedade Viva- Violência e Saúde, I Festival Internacional de Humor em DST e AIDS, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário