Não dê um centavo ao Haiti, diz radialista de choque dos Estados Unidos
do jornal britânico The Guardian
Por sugestão do Roberto Piantino no Vi o Mundo
Dentre os múltiplos apelos para doações ao Haiti veio um chamado de uma das vozes mais proeminentes da direita americana para as pessoas segurarem seu dinheiro -- ou ele será roubado por Barack Obama.
Rush Limbaugh, a personalidade mais popular do rádio, que é algumas vezes descrito como o verdadeiro líder do Partido Republicano, disse que os americanos não deveriam dar um centavo à população que luta pela sobrevivência depois do terremoto.
Limbaugh concordou com a chamada de um ouvinte que suspeitava do site que a Casa Branca está usando para angariar donativos para a Cruz Vermelha dos Estados Unidos. "Você confia que esse dinheiro vai acabar no Haiti?", o ouvinte perguntou. Limbaugh então disse que Obama estava explorando o desastre para seus fins políticos.
"Isso [o terremoto] vai jogar em favor de Obama", disse Limbaugh. "Ele é humanitário e tem compaixão. Vão usar isso para reforçar sua, vamos dizer, credibilidade com a comunidade negra -- tanto os de pele mais clara quanto os de pele mais escura deste país. Isso é feito sob encomenda para ele".
[Nota do Viomundo: A "piada" de Limbaugh é uma referência à gafe do líder democrata no Congresso, Harry Heid, que se referiu à pele clara de Obama como uma vantagem política]
Limbaugh também advertiu os americanos contra a doação de dinheiro. "Além disso, nós já doamos para o Haiti. É chamado imposto de renda dos Estados Unidos", ele afirmou.
O crítico de cinema Roger Ebert respondeu com uma carta aberta a Limbaugh: "Dezenas de milhares de haitianos ainda estão vivos sob os escombros. Você distorceu o sofrimento deles em uma oportunidade para atacar o caráter do presidente".
O líder evangélico Pat Robertson também foi criticado por sugerir que o Haiti trouxe décadas de tormento sobre si por fazer uma pacto com o diabo para acabar com o governo colonial francês.O secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, descreveu as declarações de Robertson como "profundamente estúpidas".
Falando antes de uma entrevista à TV brasileira, o cônsul do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine, disse: "Essa catástrofe é boa para nós, vai nos tornar conhecidos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário